Secretaria da Cultura promove Palestra “Cultura e Desenvolvimento”

A Prefeitura Municipal de Cruz Machado, através da Secretaria Municipal da Cultura, promoveu nesta quinta-feira, 25, no auditório da Câmara Municipal, a Palestra “Cultura e Desenvolvimento”. O encontro foi ministrado pela palestrante Schirlei Freder, que é administradora e mestranda em Gestão Urbana.

Durante o encontro foram abordados assuntos referentes ao campo da cultura e do desenvolvimento, o histórico da cultura no Brasil e as perspectivas de desenvolvimento do tema dentro dos municípios. A proposta da palestra dentro da programação da 8ª Primavera dos Museus é para que o campo da cultura possa ser cada vez mais reconhecido e valorizado pela sociedade. “Vivemos um momento de transição no campo da cultura, onde o Estado e o mercado dividiam funções e responsabilidades na área, e agora percebemos iniciativas por parte do Estado no desenvolvimento de políticas públicas para a cultura. Ao longo do tempo certamente estas relações que envolvem a produção cultural se modificarão. Porém, acredito que ainda é cedo para afirmar se estes programas e projetos serão efetivamente consolidados, em função da complexidade que envolve a implementação de ações governamentais no Brasil, então, neste momento observamos o que acontece”, afirma a palestrante.

A atividade faz parte da programação da 8ª Primavera dos Museus. O evento foi um momento muito importante para os participantes, pois foi uma grande oportunidade de abordar ideias para construção do desenvolvimento cultural no município.