Secretaria da Assistência Social promove encontro sobre o Programa Família Paranaense

A Prefeitura Municipal de Cruz Machado, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 2, no salão comunitário do Bairro São José, uma reunião com as famílias que estão participando do Programa Família Paranaense.

Esteve presente no encontro o prefeito Antonio Luis Szaykowski, a Secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Sembay, as equipes do escritório regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e do escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds).

O Programa Família Paranaense foi criado pelo Governo do Estado e pretende superar pobreza e dar oportunidade às famílias de melhorarem suas condições de vida. Além do atendimento direto às famílias, o programa abrange ações de requalificação urbana e regularização fundiária, infraestrutura e outras melhorias para os municípios. Em Cruz Machado a projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e as atividades são executadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A 1ª Oficina de Habitação foi realizada com 126 famílias do bairro que residem em áreas de risco. No encontro foram esclarecidas dúvidas do projeto e a explanação do início do trabalho de habitação com os moradores. As famílias são atendidas com o Programa durante dois anos e o trabalho desenvolvido é intersetorial, ou seja, com o auxílio de todas as secretarias municipais, com equipes da Educação e da Saúde. Na reunião foram destacadas as ações propostas pelo projeto, sensibilizando os participantes do encontro ao envolvimento para a obtenção de resultados.

A seleção das famílias foi realizada por meio dos índices do Programa Bolsa Família e que são avaliadas questões relacionadas a adequação de domicílio, condições de escolaridade, acesso ao trabalho, renda e transporte.

Programa Família Paranaense

O Programa Família Paranaense  tem como atribuição articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, o protagonismo e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. Objetiva estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias através da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside. O público alvo são as famílias residentes no Paraná em maior situação de vulnerabilidade e risco.