Saúde: NASF é implantado em Cruz Machado

No dia 6 de setembro, aconteceu na Câmara de Vereadores a solenidade de lançamento do NASF (Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica), que tem por objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica na saúde. No evento estiveram presentes o prefeito municipal Euclides Pasa (Bibi), o diretor da 6ª Regional de Saúde, Dr. Ary Carneiro Junior, Secretário Municipal de Saúde Carlos Diego Train, chefe de gabinete Noeli Pasa Barczak, Larissa Moretto coordenadora do NASF no munícipio, vereadores Ezequiel Jungles de Camargo e Luis Carlos Matzenbacher  e demais convidados.

O NASF foi criado em 2008 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. O núcleo é constituído por profissionais de diversas áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, Equipes de Atenção Básica para populações específicas e academia da saúde, compartilhando as práticas e saberes em saúde. A implantação do NASF no município foi possível por cumprir a exigência do projeto que é ter pelo menos uma equipe de Saúde da Família.

Em Cruz Machado o núcleo é composto por uma nutricionista, uma assistente social, duas psicólogas, uma fisioterapeuta e um educador físico. Conforme diz Larissa Moretto, os profissionais irão auxiliar as equipes que estão a frente no atendimento, como os agentes de saúde na elaboração de estratégias, no suporte para o aumento dos serviços na saúde e da qualidade dos já prestados.

O Núcleo irá atuar em alguns projetos e atendimentos individuais específicos, mas principalmente em projetos que envolvam vários setores, como por exemplo, o projeto Nascendo em Cruz Machado – Mãe para sempre, que terá início a partir do dia 18/09 e será focado em Gestantes e Puérperas. O Setembro Amarelo também é um projeto realizado pelo NASF e esta acontecendo durante este mês com o objetivo de combater o suicídio.

Com o NASF será possível uma diversificação de conhecimentos que proporcionará uma maior qualidade na saúde do município, que já é reconhecida no Paraná como uma das melhores do Estado.