Sabor de Poesia: Especial Helena Kolody

sabor-de-poesiaApostando na importância do hábito da leitura, a Secretaria Municipal de Cultura criou um interessante projeto com o título: Sabor de Poesia. O projeto é simples e inspirador, pois as pessoas poderão encontrar em seu cotidiano um “pacote” com poesias em locais estratégicos em nossa cidade. A cada mês será um novo autor e escolhida para iniciar não poderia ser outra: Helena Kolody.

Sabor de Poesia

A poesia comunica com a alma. Não precisa ser entendida. É para ser sentida, degustada, nos transpassa como os perfumes que nos levam aos céus. Não é preciso ser químico para saber os elementos que compõem as estruturas de seu aroma. Dispensa conhecimentos prévios de métrica ou rima, de melodia. O poema eleva, transcende a outros estágios, um elemento de bem-estar. Uma lição de como viver bem. O alimento para nossa sensibilidade. O mantra para despertar nossa calma e nos fazer bem. Ele entusiasma, colore, espanta as dores do peito. Ela tem o poder que amansa os loucos e cura os doentes de amor. Seu perfume deve ser espalhado aos quatro ventos, deglutidos no café da manhã, incorporados a todos os momentos. A poesia traz a luz que falta ao mundo, ela completa nossas expectativas, alivia a pressão. Ela também pode ser encontrada fora do texto. Em um lindo amanhecer, na lua cheia vista da janela, sentida na brisa da madrugada. Na flor que dança ao vento, no vestido que camina pela rua, no sapato embaixo da cama. Os poemas esperam estão em tudo. Se não tivermos poesia a vida perde a graça. Os homens perdem a esperança. Nos esquecemos de olhar para o céu e de sentir saudades. É como deixar de respirar por um instante infinito, sua falta nos entristece os corações.

Helena Kolody e sua obra.

A poetisa paranaense, suave, romântica, a qual tinha a poesia em seu sangue. Com poesias e haicais que são deliciosos de ler, fluem como um rio estreito e suave, refrescante em tempos de sofrimento e desamores. Nasceu em Cruz Machado – Paraná, em 12 de outubro de 1912, seus pais nasceram em Galícia Oriental, Ucrânia, mas se conheceram no Brasil onde se casaram. Helena passou a maior parte de sua infância em Três Barras. Foi professora do ensino médio e inspetora de escola pública.

Seu primeiro poema publicado foi A Lágrima, aos 16 anos de idade, e a divulgação de seus trabalhos, na época, era através da revista Marinha, de Paranaguá. Seu primeiro livro, publicado em 1941, foi Paisagem interior. Helena se tornou uma das poetisas mais importantes do Paraná, e praticava principalmente o haicai.

A partir de 1985, quando recebe o Diploma de Mérito Literário da Prefeitura de Curitiba, sua obra passou a ter grande repercussão no seu estado e em todo o País. Em 1988, é criado o importante Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody, realizado anualmente pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Em 1991, é eleita para a Academia Paranaense de Letras. Em 2003, recebe o título de “Doutora Honoris Causa” pela Universidade Federal do Paraná. Falece em Curitiba – Paraná, em 15 de fevereiro de 2004.