Sábado acontece o batizado de alunos de Capoeira

instrumentiAcontece neste sábado, 2 de dezembro, no Ginásio Municipal Luis Otto a solenidade de graduação dos alunos participantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo que é oferecido no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que durante este ano participaram da oficina de Capoeira, ministrada pelo professor Leandro.

A expressão batizado é utilizada na Capoeira para designar o momento em que os alunos novos recebem sua primeira corda e os alunos já participantes podem receber uma corda de graduação superior. Cada corda possui suas cores e simbologia, mostrando o nível que o jovem está no esporte.

A arte marcial é uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular e música. Caracterizada por movimentos ágeis com os pés e as mãos, envolvendo o corpo inteiro em uma espécie de brincadeira. A capoeira se destaca pela sua musicalidade, tendo com som predominante o do berimbau, acompanhado do som das palmas, alem de outros instrumentos, que ajudam a dar ritmo ao jogo e marcar o tempo.

O significado da palavra Capoeira, remete às matas de área rasteira do interior do Brasil. O jogo começa com a formação de uma roda e quem comanda toda a brincadeira é o mestre, quem canta, toca  e orienta os participantes, intervindo caso seja necessário.

Aos alunos que participaram, além de conhecer mais sobre a arte marcial, aprenderam sobre disciplina, foco, aprimorando a coordenação motora, flexibilidade e agilidade.

Toda a comunidade está convidada a participar no sábado, prestigiando o evento que terá início as 18 horas, para conhecer um pouco mais deste importante esporte.