RPC TV realiza reportagem sobre a Casa Familiar Rural de Cruz Machado

A RPC TV, emissora afiliada a Rede Globo, vinculou no Paraná TV 2ª Edição, uma reportagem sobre o funcionamento da Casa Familiar Rural de Cruz Machado.

Confira a reportagem:
 

 

O projeto das Casas Familiares Rurais teve origem na França em 1937, por iniciativa de um grupo de famílias do meio rural, propondo a adoção de uma formação profissional aliada à educação humana para seus filhos. Nascia, assim, a Casa Familiar Rural, com a estrutura da Pedagogia da Alternância. Hoje, a Casa Familiar Rural expandiu-se para os cinco continentes, em trinta países, com a mesma concepção – responsabilidade e engrossamento das famílias na formação dos jovens, no sentido de provocar o desenvolvimento global do meio.

No Sul do Brasil, o processo de implantação das Casas Familiares Rurais teve início no Paraná, em 1987, nos municípios de Barracão e Santo Antônio do Sudoeste, com discussão dos agricultores e envolvimento das comunidades.

A Casa Familiar Rural de Cruz Machado foi fundada em 2009, e já formou vários técnicos agrícolas. Atualmente a escola atende mais de 50 jovens, nos três anos do curso. A escola é uma instituição que pode auxiliar na melhoria da renda dos produtores rurais e especialmente fazer com que os jovens tenham novas expectativas de vida e permaneçam vivendo no meio rural, com dignidade e maior qualidade de vida. A Casa Familiar Rural e é de extrema importância pelo fato que tem uma metodologia de ensino voltada para os jovens do meio rural, dando um suporte técnico para que permaneçam nas suas propriedades, desenvolvendo novas atividades ou aprimorando outras já trabalhadas com suas famílias.

O jovem além das disciplinas da Base Nacional Comum também possui aulas das disciplinas técnicas que envolvem tanto as áreas da agronomia quanto da medicina veterinária, tendo uma boa base técnica para estar diversificando as fontes de renda da propriedade e criando condições para a sua permanência, com qualidade de vida, no meio rural.