Prefeito Bibi participa de reunião em Curitiba, na qual Governo garante apoio a produção de erva mate no Sul do Paraná

O prefeito de Cruz Machado Euclides Pasa (Bibi) esteve, juntamente com a diretoria do Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu – Cogemate, prefeitos e lideranças políticas de nossa região, participando na última terça-feira, 25 de junho, de uma importante reunião na capital do Estado.

Em uma agenda articulada pelo Deputado Estadual Hussein Bakri, eles foram recebidos pelo Governador Ratinho Junior no Palácio Iguaçu para debater formas de o poder público estadual ajudar a desenvolver a economia da região. No encontro, o grupo destacou a importância do produto para o Sul do Paraná e pediu o apoio do Governo do Estado em demandas que irão fortalecer a nossa cadeia produtiva, sendo que o Vale do Iguaçu é o maior produtor de erva mate sombreada no mundo, a qual é mais lucrativa, possui um sabor mais suave e ainda auxilia na preservação de espécies nativas.

O Governador declarou apoio a pauta de 12 itens nos quais o Cogemate pede apoio ao Governo do Estado, começando pela inclusão da erva mate na merenda escolar. No encontro também foram debatidos a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) e de leis estaduais de manejo sustentável, que amparem o cultivo do produto em meio à mata nativa; uma parceria com a Copel para o plantio em baixo das redes de energia e o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas com o tema erva mate.

Criado no final de abril de 2019, o Cogemate representa mais de 100 mil pessoas ligadas à produção local de erva mate e tem como objetivo organizar e desenvolver a cadeia produtiva na região, reunindo representantes da Amsulpar, da Secretaria Estadual da Agricultura, Emater, Sebrae e Senac.

Bibi aproveitou o encontro para entregar em mãos ao Governador Ratinho Junior o convite para o III Congresso Regional da Erva Mate do Vale do Iguaçu, que será realizado no dia 08 de agosto de 2019 em Cruz Machado e existe a possibilidade do Governador estar participando.