Reunião discute detalhes do Programa Patrulha do Campo

O prefeito Antonio Luis Szaykowski realizou na noite desta quarta-feira, 24, no salão da Linha Polonesa uma reunião com os moradores da comunidade. No encontro foram abordados assuntos referentes ao Programa Patrulha do Campo, do Governo do Paraná. O município de Cruz Machado será contemplado com os serviços de readequações de estradas nas próximas semanas.

Durante o encontro foram definidos os detalhes dos trabalhos que serão realizados nas estradas das comunidades entre a Ponte dos Carneiros até a comunidade Pinaré Odessa, chegando ao distrito de Santana. O trecho projetado para manutenção de todo projeto é de 28 quilômetros.

Esteve presente também na reunião o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul), Jaime Raul Allievi, o Secretário Municipal de Obras, Ernani Barczak, o Secretário Municipal de Serviços Rurais, Marlon Paulo Nedochetko, representantes da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e representantes de entidades municipais.

O Programa Patrulha no Campo visa à melhoria das estradas rurais com o exercício de adequação e manutenção, por meio de consórcios intermunicipais. O projeto também conta com a colaboração dos agricultores da comunidade, para que estejam ajudando na retirada de cercas e árvores das proximidades das estradas, facilitando os serviços das equipes da Patrulha.

Segundo o prefeito Antonio Luis Szaykowski a Patrulha chegou em um ótimo momento para o município. “O Programa Patrulha do Campo é um excelente projeto para a recuperação e readequação de estradas rurais, principalmente para os municípios com grande porcentagem de estradas rurais, como é o caso de Cruz Machado”, comenta.

Patrulha do Campo

Cada Patrulha é composta por escavadeira hidráulica, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio e carreta para as máquinas, além de cinco caminhões basculantes e veículo de apoio. O programa disponibiliza também capacitação e instrução para os funcionários municipais para que as estradas sejam mantidas em boas condições após as obras. Os equipamentos são gerenciados pela Cidepsul, nos nove municípios da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), mais São João do Triunfo, em duas frentes.

O Patrulha do Campo é uma ação do governo do Estado que visa por meio de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das vias.

As obras acontecem em trechos que beneficiam comunidades rurais, facilitando o escoamento da produção agrícola, garantindo a melhor trafegabilidade, o acesso de veículos, o transporte escolar e o tráfego em geral.