Projeto de dragagem/limpeza do rio Palmeirinha é liberado pelo IAP

Na última sexta-feira,15 de junho, foi liberado pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) o projeto de dragagem/limpeza do rio Palmeirinha. O próximo passo é o processo licitatório que já está em andamento.

Sonho antigo da população, a dragagem do rio Palmeirinha parecia ser impossível de ser realizada, devido ao alto custo levantado.  A concretização passou a ser possível ao final de 2017, quando foram conquistados junto ao Governo do Estado 2 milhões de reais a fundo perdido, para a viabilização do projeto. O dinheiro para o projeto foi depositado ainda em dezembro de 2017, podendo ser consultado o seu extrato na conta 23.599-7 no portal da transparência.

A conquista da verba foi um grande avanço para a concretização do projeto, mas não o único. De dezembro pra cá, importantes passos foram dados. Por solicitação do Instituto das águas o projeto teve que ser readequado para poder ser aprovado. Com a aprovação no Instituto das Águas o projeto foi encaminhado para o IAP.  Para conseguir a liberação junto ao órgão  foi realizada a anuência de cada confrontante do rio, autorizando a intervenção. O levantamento da mata ciliar também foi feito detalhando a quantidade de madeira que será removida, bem como a vazão de água e a destinação final do lodo do rio que será removida. Diante a liberação do IAP que veio na sexta-feira foram solicitadas as plotagens do projeto e iniciada a montagem do processo licitatório.

Orçado em 2 milhões e 20 mil reais, 2 milhões serão custeados pelo Governo do Estado a fundo perdido e 20 mil reais de contra partida municipal. 3.906 metros do rio Palmeirinha serão dragados. O início da intervenção será em frente à empresa Kloczko, na Linha Iguaçu Norte e o final será na Linha Iguaçu Sul, em frente ao mercado Wollinger.

 

Trecho que será dragado/limpo do Rio Palmeirinha

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *