Programa Leite das Crianças: Reunião marca início de 2018

Estiveram reunidos no dia 6 de fevereiro na Secretaria Municipal de Agricultura membros da Comissão Municipal do Leite, Glacir Waligura, José Nelson Zubiaurre, representantes Andréa Joly e Beatriz R. Vimmer do Colégio estadual Barrão do Cerro Azul, José Gdak e Colégio Estadual do Campo Estanislau Wrubleski que hoje são pontos de distribuição. O encontro também contou com a presença de Anália Kovalski Marconcin, representante do Núcleo Regional de Educação, Rosemary P. Cordeiro – SEAB União da Vitória, e Valdir Fernando Ostrowski Secretário da Agricultura municipal.

No encontro foram debatidos diversos assuntos, com intuito de orientação e melhoria do programa para o ano de 2018.

Uma das principais explicações foi a respeito de qual destino devem receber eventuais sobras de leite, sendo as mesmas devendo ser doadas à instituições filantrópicas, como APAE, Casa Lar  e etc. Sendo que as instituições possuem prazo de 24 horas para ir buscar os leites doados.

Questões legislativas também foram abordadas na reunião, problemas pontuais e questões administrativas também foram resolvidas durante o encontro.

Programa Leite das Crianças, o que é? Como funciona?

Criado pelo governo do estado do Paraná, o programa é uma parceria entre quatro secretarias: Educação, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social e da Agricultura e Abastecimento, tendo por objetivo diminuir desigualdades sociais e auxiliar ao combate à desnutrição infantil de crianças entre 6 e 36 meses de idade cuja renda familiar per capita seja inferior a meio salário mínimo regional o que corresponde à aproximadamente R$611,00.

Cada criança beneficiada tem direito a 1 litro de leite por dia gratuitamente. O alimento recebido é enriquecido com ferro, vitaminas A e D e zinco, garantindo a qualidade do leite. Atualmente no munícipio de Cruz Machado é distribuído aproximadamente 300 litros de leite diariamente.

Durante o período de aulas a entrega é realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras e nas férias nas terças e quintas-feiras.

As famílias que desejarem se inscrever no programa, devem comparecer ao CRAS municipal para realizar a inscrição. Após a aprovação, passarão a receber o benefício.