Programa Gênero e Geração forma mais uma turma do curso “Cruz Machado Mais Sabores”

O “Programa Gênero e Geração – Do Cooperativismo Solidário” tem como objetivo fortalecer as relações familiares, valorizando o potencial, o trabalho e a identidade da mulher e do jovem, promovendo sua participação na unidade familiar, na cooperativa e nos grupos produtivos e também resgatar os conhecimentos e estratégias tradicionais a partir das experiências das gerações.

O programa está sendo desenvolvido em Cruz Machado em várias comunidades do município. A realização das atividades é uma parceria entre o Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), Associação de Proteção à Maternidade e a Infância (Apmi) e Prefeitura Municipal de Cruz Machado.

Nesta quinta-feira, 16, foi realizado o encerramento da primeira etapa do projeto na comunidade Linha Rio d´Areia. Ao todo, 24 mulheres participaram dos encontros do curso “Cruz Machado Mais Sabores”, que envolveu atividades variadas de fabricação de doces e salgados. O mesmo grupo da comunidade continuará com novas atividades no próximo ano. Nesta segunda etapa do programa serão desenvolvidos encontros abordando como tema a motivação. O evento contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, da coordenadora do Projeto Região Metropolitana, Rosa Szaykowski, e o presidente do Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) Cruz Machado, Luis Gilson Siepko.

 

O evento também recebeu a visita da Coordenadora Regional do Trias (ONG Belga), Giseli Obara, Diretora da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) de Minas Gerais, Adriana de Morais Ribeiro, Coordenadora da Cresol de Carangola (MG), Regina Aparecida Castro, e a Assessoria de Gênero e Geração da Unicafes Minas Gerais, Isabela Pasini. O grupo realizou um intercâmbio no município, com o objetivo de acompanhar as ações do projeto e sua importância e de como ele é desenvolvido. Com o propósito de desenvolver aplicar em outras cidades.

Com o projeto também é possível a organização de grupos produtivos, que irão trabalhar a agregação de valor e geração de renda. Todas as ações têm como objetivo transformar o conhecimento do público alvo, levando a eles diferentes alternativas de geração de renda e também a valorização profissional dos seus trabalhos. As ações desenvolvidas desenvolve a elevação da autoestima dos participantes e as atividades são aplicadas em grupos compostos por mulheres e adolescentes, que residem nas comunidades do interior do município e também em grupos na cidade.

A senhora Joana Berezowski Smychniuk é das participantes do grupo que está colocando na prática todo o conhecimento adquirido nas atividades dos cursos. Ela está fabricando por encomenda bolachas, pão, pirogue, cucas, bolos e doces.