Programa Educacional de Resistência às Drogas forma 269 crianças

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre os estudantes. O projeto também consiste em ajudar as crianças em reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e a prática de violência. Neste ano, o Proerd foi desenvolvido para os alunos dos quintos anos das escolas municipais de Cruz Machado, entre uma parceria da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal.

A formatura dos 269 estudantes aconteceu na noite desta quinta-feira, 19, no Ginásio Municipal Luis Otto. O evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, primeira-dama do município, Rosa Boyko Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, secretária de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam, subtenente da Polícia Militar, José Ivan Nunes de Souza, e o presidente da Câmara Municipal, Lauro Maron. Também estiveram presentes os diretores, professores, equipes pedagógicas, pais e a comunidade em geral.

O curso teve a duração de 10 encontros e as aulas foram realizadas todas as terças-feiras. As atividades são desenvolvidas para os quintos anos das escolas municipais. A grande novidade foi o desenvolvimento das ações do projeto para as escolas multisseriadas, do interior do município.

O programa trabalha ações para a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual foi desenvolvido através de fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins. Também são desenvolvidas ações com o propósito de ensinar aos estudantes as formas de dizer não às drogas, ensinar aos estudantes a tomar decisões e as consequências de seus comportamentos e trabalhar a autoestima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.