Prefeitura realiza ações para evitar alagamentos na cidade

Cruz Machado mais uma vez foi castigado pelas intensas chuvas de verão. Um forte temporal, entre às 16h e 16h40, desta terça-feira, 27, caiu sobre a cidade e foi o suficiente para gerar transtornos na área central do município. A Avenida Getúlio Vargas ficou totalmente alagada, com a água invadindo residências e comércios. Além da avenida principal, outras ruas da cidade também ficaram inundadas. Outros episódios similares também ocorreram na cidade nas últimas semanas, em que a intensa chuva, de aproximadamente uma hora, alagou as ruas da cidade.

O Prefeito Municipal em Exercício, Edison José Warken, esteve reunido nesta quarta-feira, 28, com os secretários municipais e com a equipe de governo, debatendo sobre ações rápidas para resolver a situação dos alagamentos que atingem o centro da cidade.

Várias questões foram levantadas, como a limpeza dos bueiros, a limpeza das ruas com a retirada de entulhos e da lama e também a questão de um desvio alternativo, com a abertura de uma vala, para o escoamento da água, que pode ser um dos fatores que leva ao acúmulo da água no centro da cidade.

As equipes da Secretaria Municipal de Obras intensificaram todos os trabalhos no centro de Cruz Machado. Um dos grupos realizou a abertura de um córrego na área do aterro em que foi desviado o rio. A equipe trabalhou na construção de uma vala, que permitirá com que água da chuva escoe até o rio.

Uma das equipes realizou a limpeza das ruas que foram atingidas pelas enxurradas. A primeira ação do trabalho foi o recolhimento dos entulhos que a correnteza deixou na cidade e em seguida os funcionários estão realizando a lavagem das vias públicas que tiveram grande acúmulo de lama.

Outros grupos intensificaram os trabalhos nas limpezas e desentupimento dos bueiros da cidade. A ação visa garantir o escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas seja levado para as galerias, evitando assim os alagamentos na cidade. Além do desentupimento e limpeza dos bueiros, também está sendo realizada a varrição e retirada de entulhos. Os trabalhos continuarão nesta quinta-feira, 29.

Ainda durante a reunião a administração municipal também decidiu que contratará serviços para a realizar a limpeza mais profunda dos bueiros e galerias.

A administração municipal ressalta que a população também pode contribuir na prevenção de alagamentos. Não jogar lixo na calçada, colocar o saco de lixo pouco antes de o caminhão passar e não dias antes, e também varrer as ruas de frentes as casas. Essas são medidas simples, mas que contribuem com a limpeza dos bueiros e bocas de lobo, evitando os entupimentos e consequentemente os alagamentos.