Prefeitos da Amsulpar definem ações da Patrulha do Campo

O Prefeito Municipal em Exercício, Edison José Warken, participou nesta terça-feira, 13, de uma reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar). No primeiro encontro do ano do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul) foi colocada em pautas às diretrizes de funcionamento do Consórcio que coordena os trabalhos da Patrulha do Campo na região da Amsulpar.

Os trabalhos do programa foram paralisados no dia 30 de outubro de 2014, quando o Governo do Estado do Paraná, em nota via e-mail, segundo o Engenheiro e Diretor de Operações do Patrulha do Campo, Paulo Montes Luz, comunicou a ordem de paralisação dos contratos das patrulhas mecanizadas a 1º de novembro, por determinação superior e acordo com as empresas. Essa paralisação era para 60 dias, sendo previsto o retorno dos trabalhas no início de janeiro de 2015. Dessa forma, todos os municípios da região foram atendidos durante o ano passado, com exceção de Cruz Machado que ficou para este ano.

A fim de escolher a melhor maneira de retornar com os trabalhos do programa, as autoridades presentes sugeriram novas propostas e as colocaram em votação. Para resolver a questão do município de Cruz Machado, que não recebeu os equipamentos em 2014 e contribuiu financeiramente com os demais municípios consorciados, ficou decidido de que no retorno das máquinas, os gestores disponibilizem servidores municipais para atuarem junto aos equipamentos. “Sugiro que as prefeituras cedam dois funcionários, cada, podendo ser de carreira ou até contratados em teste seletivo da administração”, disse Pedro Ivo Ilkiv, vice-presidente da Amsulpar e prefeito de União da Vitória.

Após resolver essa questão específica, os prefeitos aprovaram que a prefeitura que receber a Patrulha do Campo vai utilizar-se de seus próprios servidores, para uso dos equipamentos. Isso evita custos de estadia e alimentação, arcados anteriormente pela Cidepsul, mantendo apenas repasses das gestões para a manutenção administrativa.

Programa Patrulha do Campo

O Patrulha do Campo é uma ação do governo do Estado que visa por meio de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das vias. As obras acontecem em trechos que beneficiam comunidades rurais, facilitando o escoamento da produção agrícola, garantindo a melhor trafegabilidade, o acesso de veículos, o transporte escolar e o tráfego em geral.

Fonte: Amsulpar