Prefeito Antonio sanciona Plano Municipal de Educação

O prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, sancionou nessa segunda-feira, 22, a lei municipal referente ao Plano Municipal de Educação. O momento da assinatura contou com a presença do vice-prefeito, Edison José Warken, secretária de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam, secretários e equipe pedagógica. O Plano foi publicado nessa quarta-feira, 24, e tem como objetivo responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação. Transformado em lei, o plano passa direcionar a educação em todo o município nos próximos 10 anos, independente das administrações municipais vigentes. O texto completo do documento pode ser conferido em nosso Diário Oficial, clicando aqui.

O Plano Municipal de Educação foi construído por meio da participação de educadores e a comunidade, em um processo participativo e democrático, em que muitas vozes foram ouvidas, pensando no melhor para os alunos e a educação de Cruz Machado. O trabalho foi elaborado, ao longo de 2014 e 2015, atendendo ao requisito proposto no Plano Nacional de Educação (PNE). O Plano Municipal de Educação também será um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade educacional do município e apontará quais metas Cruz Machado pretende alcançar na Educação em 10 anos e quais as estratégias serão realizadas.

O Plano foi discutido através da conferência municipal, que teve sua base estrutural e organizacional com a contribuição prévia e a discussão e proposição de alterações na minuta elaborada por todas as entidades governamentais, sociedade civil organizada e instituições públicas da educação.

O trabalho foi realizado com a participação ativa de todos os envolvidos, dando assim a máxima importância na construção do Plano. “Com a construção do Plano Municipal de Educação garantimos melhorias nos próximos 10 anos, como a qualidade de ensino, a oferta na idade certa e a ampliação de infraestrutura para atender todas as crianças do município. Também fortalecendo sempre a qualidade na educação com a formação continuada garantida e aprovada por todos”, comenta a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam.

O documento do Plano Municipal de Educação de Cruz Machado foi aprovado na Conferência e a versão final foi transposta para um anteprojeto de lei e encaminhado pelo Executivo para Câmara Municipal, em que foi aprovado e sancionado em lei municipal. “O Plano Municipal de Educação foi um momento democrático e importantíssimo para a história do nosso município, pois nunca antes foi construído um Plano de Educação em debate e com a participação da nossa sociedade”, comenta o prefeito Antonio Luis Szaykowski.