Prefeito Antonio participa de reuniões referentes às Casas Familiares Rurais

O prefeito de Cruz Machado e também presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), Antonio Luis Szaykowski, participou nessa quarta-feira, 22, em Curitiba, de duas importantes reuniões referentes às Casas Familiares Rurais no Estado do Paraná.

O primeiro encontro aconteceu na Associação dos Municípios do Paraná (AMP). A reunião foi promovida pelo presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, ao lado dos presidentes da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e da Amsulpar. A reunião teve como objetivo discutir soluções para o não fechamento das Casas Familiares Rurais.

O segundo momento aconteceu com a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, com uma reunião sobre o convênio para o funcionamento das Casas Familiares, que abrigam estudantes em pedagogia da alternância. Neste regime, eles passam um período na unidade e outro na propriedade rural onde vivem, desenvolvendo na prática o que aprenderam nas aulas.

Segundo o prefeito Antonio, o encontro foi um importante momento para a avaliação de todas as unidades de ensino e de buscar alternativas em prol das instituições. “A nossa região da Amsulpar, está com uma capacidade de praticamente de toda a demanda das vagas das Casas Familiares Rurais. São mais de 200 alunos que estão atualmente frequentando a formação técnica em agropecuária. Mais de 95% dos alunos formados estão atuando no meio rural, ajudando as suas famílias e comunidades no desenvolvimento e no aperfeiçoamento das produções na agricultura familiar”, acredita Szaykowski.

Ana Seres destacou que o Estado e os municípios precisam estar em regime de colaboração para assegurar educação de qualidade. “Isto se dá pelo entendimento, precisamos juntos encontrar a solução para a manutenção das casas familiares rurais”, disse a secretaria, lembrando que as unidades têm autonomia para obter recursos junto a outras instituições e órgãos, além do Governo do Estado, por meio de parcerias.

O encontro também buscou propostas para rever o modelo de repasse de recursos às casas e otimizar os investimentos. “Procuramos ter um consenso entre prefeituras e Secretaria da Educação para a manutenção das casas familiares rurais, pois elas permitem que os jovens do campo possam vivenciar a sua realidade”, comentou o presidente da AMP, Marcel Micheletto.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que o convênio com as Casas Familiares está em fase de renovação, que os estudantes da educação profissional oferecida têm a garantia de continuidade até a cessação da oferta dos cursos profissionalizantes e que os alunos dos ensinos fundamental e médio matriculados têm assegurado o direito à educação.

A casa familiar rural é um espaço de ensino para jovens de áreas rurais. Eles recebem formação técnica, profissional e gerencial. O objetivo é qualificar os estudantes e oferecer alternativas de renda e de trabalho. As aulas são em sistema de alternância, um período na casa familiar e outro na propriedade rural em que vive. São 40 casas em todo o Paraná, metade com oferta de ensino fundamental e médio para cerca de 500 alunos e a outra parte tem cursos técnicos para mais de mil estudantes.

Informações: Associação dos Municípios do Paraná / Governo do Estado do Paraná