Prefeito Antonio participa de reuniões com representantes da Amsulpar

O prefeito de Cruz Machado e também presidente da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), Antonio Luis Szaykowski, participou nesta quinta-feira, 9, das reuniões com os prefeitos e representantes que compõem a Amsulpar. No primeiro encontro foram discutidos assuntos de interesses municipais, como as ações do “Outubro Rosa”, o “Campeonato da Amsulpar”, repasse das casas familiares rurais, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e assuntos referentes ao melhoramento genético do rebanho leiteiro, visando a melhoria na bacia leiteira na região.

Na segunda parte os presentes participaram de um novo encontro no auditório da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, onde o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (Cisvali) realizou uma reunião com os prefeitos e secretário de saúde dos municípios, para discutir assuntos referentes ao contrato de rateio dos municípios, e o critério do uso dos ônibus do Consórcio.

Quando o Consórcio tinha apenas dois ônibus, era feito um rodizio e cada município, que solicitava o veículo, ficava durante quinze dias com um ônibus. Agora com a contemplação do Estado de três novos ônibus, a frota conta com um total de cinco veículos, o que possibilita aumentar a cota de dias de cada município. Também ficou definido que cada veículo irá servir a uma região, e um ônibus irá ficar de reserva no Cisvali para ser utilizados pelos municípios em casos de emergência. Lembrando que antes do ônibus ir para outro município é necessário que ele volte ao Cisvali para que seja feita a revisão e verificação do veículo. Os abastecimentos de todos os ônibus são de responsabilidade do Consórcio, sendo pago R$ 0,40 o quilometro rodado.

O presidente da Amsulpar e prefeito de Cruz Machado ressalta a importância do rodizio dos ônibus para desafogar os municípios e baixar custos. “É possível fazer um planejamento e parar o veículo de propriedade do município, para manutenção e até para outros serviços de utilidade pública, entanto isso o ônibus do Cisvali colabora no transporte dos pacientes”, comenta.

Fonte: Amsulpar