Prefeito Antonio participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural

Prefeito Antonio participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (2) (800x516)O prefeito de Cruz Machado e também presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), Antonio Luis Szaykowski, participou nessa terça-feira, 25, no escritório do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em Curitiba, de uma reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf). O encontro foi promovido pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara, e abordou como assuntos os informes sobre as conferências regionais e estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), entre outros assuntos.

Durante a reunião o prefeito debateu questões sobre o 3º Seminário de Caracterização dos Sistemas de Produção Tradicionais e Agroecológicos da Erva-Mate e Agricultores Familiares, em que 95% da agricultura de Cruz Machado produz erva-mate. O Paraná conta hoje apenas com uma Identificação Geográfica (IG), no norte do Estado, sobre o cultivo do café. “A nossa luta é de inserirmos nas pautas da Cedraf discussões com relação a erva-mate. O primeiro passo será a realização do 3º Seminário da Caracterização dos Sistemas de Produção Tradicionais, que acontecerá em União da Vitória, e envolverá mais de 200 participantes”, comenta o prefeito.

A grande busca é a criação de uma Identificação Geográfica do cultivo da erva-mate e que englobe não apenas o sul paraense, mas também o norte catarinense, e que a região possa ter a IG da erva-mate, que possui uma grande importância para a economia, desenvolvimento e agricultura familiar. “Principalmente porque a nossa erva-mate é produzida pela agricultura familiar, em que são mais de 200 mil famílias em toda a região do Paraná e Santana Catarina, e mais de 1 milhão de pessoas envolvidas. A erva-mate é o grande desenvolvimento da economia e do crescimento de nossa região”, conta Szaykowski.

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é a instituição que concede o registro e emite o certificado.