Prefeito Antonio assina Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil

O prefeito Antonio Luis Szaykowski recebeu nesta segunda-feira, 22, a visita do representante do Corpo de Bombeiros de União da Vitória e dos representantes da Defesa Civil de Ponta Grossa. No encontro foi assinado o Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cruz Machado.

O Plano de Contingência tem como objetivo descrever as medidas e ações a serem tomadas em possíveis deslizamentos, alagamentos, inundações, enxurradas, granizos, vendavais e tempestades que possam atingir o município.

O projeto foi elaborado e aprovado pelos órgãos e instituições integrantes do Sistema Municipal de Defesa Civil de Cruz Machado, que também assumem o compromisso de atuar de acordo com a competência que lhes é conferida. Os integrantes também devem realizar ações para a criação e manutenção das condições necessárias ao desempenho das atividades e responsabilidades previstas no plano.

A criação do Plano de Contingência é de fundamental importância para agilizar o atendimento aos eventos adversos no município, além, de trazer informações importantes das áreas de atenção que auxiliarão nos trabalhos. O objetivo é prevenir com a criação de novas estratégias para otimizar recursos e conhecimento sobre os desastres naturais mais comuns que possam acorrer no município.

Essa é a primeira versão do plano, que foi criado em 5 de agosto de 2014. O Plano de Contingência não é fechado, a qualquer momento poderá ser adicionada ou retirada alguma informação, assegurando sua melhoria contínua. O documento é um resumo de todos os recursos e ações necessárias, para que rapidamente a pessoa responsável possa ajudar a população. Também é uma forma de banco de dados, para ter informações para os momentos de urgência. Com o plano em execução, o município fica ainda mais preparado para situações emergenciais.