Obra da Unidade Básica de Saúde no distrito de Santana continua em ritmo acelerado

As equipes da Construtora Alvir Lopes Ltda. continuam em ritmo acelerado na construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), Porte II, no distrito de Santana. O recurso da UBS foi liberado pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no valor de R$ 512.000,00.

A construção da nova Unidade Básica de Saúde para o distrito de Santana é um dos compromissos da administração do prefeito Antonio Luis Szaykowski. Com a nova UBS a população do distrito de Santana e região contará com uma infraestrutura qualificada e adequada para os procedimentos na área da saúde.

 

A Unidade terá 361,51 metros quadrados. A estrutura será composta por sala da recepção e espera, sala de vacinas, 3 consultórios, 2 consultórios odontológicos, sala de curativos, 2 consultório-acolhimento, sala de inalação, sala de estocagem de medicamentos, sala de atividades coletivas, sala de procedimento-coleta, sala de administração-gerência, sala de esterilização e guarda de material, sala de expurgo, almoxarifado, copa, depósito de resíduos, área coberta para atividades, cisternas, estacionamento coberto para veículos da UBS, área externa para embarque e desembarque para ambulância da UBS, lavanderia e 7 banheiros.

Unidades Básicas de Saúde

As Unidades Básicas de Saúde são locais em que a população pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

O projeto da Unidade Básica de Saúde foi desenvolvido através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O Governo Federal prevê a construção de mais de 3 mil unidades e dar condições para ampliar mais de 10 mil unidades já existentes. Além disso, fora do âmbito do PAC, o Ministério da Saúde vai incentivar a reforma de unidades já existentes. Tudo isso para ampliar a oferta de atenção básica e integral, criar apoio às equipes da saúde da família e, ainda, melhorar a qualidade dos equipamentos.