Mobilização nacional pretende vacinar 95% das crianças entre 1 e 5 anos contra a pólio e sarampo

Na segunda-feira, 6 de agosto, teve início a campanha nacional de mobilização de vacinação contra poliomielite e sarampo. A vacinação vai até o dia 31 de agosto e crianças entre 1 ano e menores de 5 devem ser levadas aos postos de saúde, independente se já tomaram as vacinas anteriormente, exceto para quem tomou em um período de 30 dias.

Neste ano, a campanha de vacinação será feita de forma indiscriminada para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

O objetivo da mobilização é reduzir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência de sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. No dia 18 de agosto acontece o dia D da Campanha e todos os postos do Brasil estarão abertos para vacinar as crianças. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Cruz Machado a vacinação já está acontecendo nos postos e para atender as localidades mais distantes um cronograma de vacinação foi montado. Não deixe de levar o seu filho e não esqueça de levar a caderneta de vacinação:

Dia 10/08

10:00 – Taguá

13:30 horas – Odessa

Dia 14/08

10:00 – Pátio Velho

13:00 – Linha Louro

14:00 – Procopiak

Dia 17/08

10:00 – Palmeiral

13:00 – São Domingo

Dia 24/08

10:00 – Linha Pinhão

13:30 – São Francisco