Instituto Butantan realiza palestra em Cruz Machado

WebNo dia 14 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde e o Setor de Vigilância Sanitária de Cruz Machado promovem uma importante palestra com o tema: “Lonomias e a importância do Município de Cruz Machado quanto a disposição de soro Antilonômico no Cenário Nacional.” O evento será realizado no auditório do salão da Igreja Luterana com início as 9h e é aberto ao público.

A palestra será ministrada pela Dra. Fan Hui Wen, que é gestora de projetos do núcleo estratégico de venenos e anti veneno juntamente com equipe técnica do Instituto Butantan e por Tânia Portela Costa, bióloga, chefe da Divisão de Zoonoses e Intoxicação – SESA.

O que é Lonomia?

Lonomia, também conhecida popularmente como Taturana, é uma lagarta de corpo marrom, espinhos em forma de pinheirinho verde folha, listra marrom contornada de preto ao longo do dorso e manchas brancas no dorso. O contato humano com a lagarta podem provocar dor em queimação, hiperemia, prurido e raramente com bolhas, cefaleia, mal estar geral, náuseas e vômitos, dores abdominais e até hemorragias.

Existem duas espécies de lagartas que estão registradas envolvidas com acidentes humanos: Lonomia Oblíqua e Lonomia Achelous. Após realizado o diagnostico da causa, a forma de tratamento é feita por meio de soro antilonomico de acordo com o estágio clínico.

Quem é o Instituto Butantan?

Como mostra a página oficial, o Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações – PNI, do Ministério da Saúde. As atividades de desenvolvimento tecnológico na produção de insumos para a saúde estão associadas basicamente à produção de vacinas, soros e biofármacos para uso humano.

Em 2016 Cruz Machado enviou mais de 7000 Lonomias ao Instituto Butantan

No cenário nacional Cruz Machado é um dos maiores responsáveis pelo recolhimento de material para a produção do soro antilonomico. O município pode se orgulhar, pois em 2016 enviou mais de 7000 Lonomias para o Instituto Butantan, sendo responsável por 91% do soro produzido. Se hoje tem soro no país é com mérito à Cruz Machado.

O agradecimento é direcionado a todos os envolvidos no processo, que de uma forma ou de outra colaboram para a realização das coletas, desde a equipe de vigilância sanitária até os agricultores, que avisam da localização das lagartas, se dispõem a receber a equipe de vigilância, deixando muitas vezes a seu trabalho de lado, principalmente durante a colheita.

O Instituto do Butantan reconhecendo a importância do trabalho de Cruz Machado, vem até o munícipio para agradecer todo o esforço envolvido e falar ainda mais sobre o tema. Durante a semana entre 13 à 17,  a equipe estará também a campo para realizar as coletas e conhecer de perto a realidade do município.

No verão o cuidado é redobrado

Lembrando que o cuidado deve ser redobrado principalmente no verão que é a época que os acidentes com as Lonomias aumentam. É preciso se proteger ao entrar em matas: usar botas de cano alto, evitar andar descalço, proteger as mãos com luvas adequadas e usar roupas compridas.

Em caso de incidente, a pessoa deve ser encaminhada o mais rápido possível para o Hospital, trazendo consigo, se possível uma amostra da lagarta para identificação.