Evento sobre Controle Biológico de Pragas em Hortaliças e Frutas foi um sucesso!

Na quarta-feira, 16 de maio, expectadores de toda a região se reuniram no auditório da Igreja Luterana de Cruz Machado com o objetivo de adquirir mais conhecimento sobre o controle biológico de pragas em hortaliças e frutas, tema muito importante para a cadeia produtiva do setor.

Organizado em parceria pela EMATER e Secretaria Municipal de Agricultura de Cruz Machado o evento contou com a presença de mais de 140 pessoas das cidades de Cruz Machado, Antônio Olinto, Bituruna, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Rio Azul e União da Vitória. Produtores, agentes de assistência técnica, professores e alunos de Casas Familiares Rurais assistiram atentos as palestras ministradas.

Representantes das empresas Biocontrole e Koppert Biological Systems (holandesa) os engenheiros agrônomos Ari Gitz e Fernando Ledesma apresentaram novas formas de manejo e controle de pragas que vem ao encontro das ideias modernas as quais buscam a maior segurança dos produtores, consumidores e redução de impactos ambientais. Para que esses conceitos sejam possíveis é necessária aplicação de tecnologia de ponta, mas com viabilidade econômica na produção.

Resultados de pesquisas mostram que o controle biológico é mais uma ferramenta de extrema eficácia quando utilizada conjuntamente com outras ações em um Manejo Integrado de Pragas. Nessa linha de trabalho, 10 produtores de Cruz Machado e aproximadamente 50 produtores do Vale do Iguaçu estão participando de uma sequência de capacitações que visam a profissionalização, maior eficiência e segurança para todos na produção e consumo de frutas e verduras além de renda no meio rural             que são os objetivos do Projeto Hf lançado recentemente.