Escolas rurais são contempladas com equipamentos de acesso à internet

Duas escolas rurais municipais de Cruz Machado foram contempladas com modernos equipamentos de acesso à internet, que ampliarão ainda mais o processo de inclusão digital com estudantes do município. Os equipamentos foram instalados na Escola Rural Municipal Casemiro Mazur, da comunidade Papuan, com 13 alunos, e na Escola Rural Municipal São João Batista, da Linha Pinhão, com 24 alunos.

Os equipamentos conectarão as escolas ao mundo, por meio de uma tecnologia com qualidade, velocidade e que facilita na pesquisa e aprendizado dos alunos das escolas nas comunidades do interior do município. Os professores também terão acesso online, além da disponibilidade de mais conteúdos para o ensino. “É um importante avanço que o município conquistou para as escolas rurais e que melhorará o ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, acredita o prefeito, Antonio Luis Szaykowski.

O projeto “Escolas Rurais Conectadas” leva conexão para escolas do campo, além de potencializar o seu desenvolvimento profissional e pedagógico. Nessa segunda-feira, 27, o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, e a secretária de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam, assinaram os documentos do programa. O equipamento já está funcionando e beneficiando 37 alunos.

O sinal de conexão às duas escolas rurais é gratuito, fornecido pela operadora TIM, e faz parte dos compromissos impostos pelo governo às empresas de telefonia durante o leilão da faixa de 2,5 GHz para o 4G, em 2012. Na época, a Anatel incluiu a obrigação de que as empresas vencedoras atendessem a zona rural com serviços de voz e dados. A TIM ficou responsável pela cobertura no Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A operadora levará internet gratuita a mais de 4.500 escolas rurais, sendo aproximadamente 1.400 no Paraná.