Escola Municipal Professora Saveta Berezowski é inaugurada

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 15 de dezembro, a inauguração da Escola Municipal Professora Saveta Berezowski, localizada no Conjunto Habitacional Palmeirinha. Por restrições impostas devido a pandemia do coronavírus, o número de pessoas presentes foi reduzido. Participaram do evento Euclides Pasa, Prefeito Municipal, Antonio Luis Szaykowski, Prefeito eleito, Noeli Pasa Barczak, Chefe de Gabinete, Giovani Szibor, Secretário de Educação e Cultura, Olivetti Brautigam,  Secretária de Educação e Cultura em parte desta e na gestão anterior, Mateus Holocheski,  vereador e representante da família da Professora Saveta, homenageada com o nome da escola, Alvir Lopes, responsável pela construtora que realizou a obra, Patricia Lopes, engenheira da construtora e Isabel Chaikoski, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

As obras foram iniciadas na gestão 2013-2016 e concluídas neste ano. A nova escola é uma das mais modernas da região e disponibilizará de uma infraestrutura necessária para proporcionar aos alunos e professores um ambiente escolar moderno,  adequado e aconchegante.

Esta escola é um grande passo para o desenvolvimento do município, que surgiu pela necessidade de ampliar o atendimento na educação, oferecendo uma infraestrutura de qualidade para atender os alunos de Cruz Machado. A nova unidade de ensino vai suprimir uma demanda importante na educação do município, sendo que esta prevista na Meta 6 no PME (Plano Municipal de Educação), beneficiando assim, aproximadamente 250 estudantes em tempo integral, com alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

O valor total da obra é de R$ 3.526.609,60. O recurso foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Governo Federal. O projeto foi cadastrado no Programa de Ações Articuladas (PAR), com o apoio da equipe do Deputado Federal Assis do Couto. A obra foi realizada pela Construtora Alvir Lopes Ltda, contratada por meio de processo licitatório.