Em Cruz Machado 16 candidatos estão concorrendo na Eleição para o Conselho Tutelar

A eleição unificada para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares está chegando. Ao todo, 16 pessoas estão concorrendo em Cruz Machado. Desses, os cinco que receberem o maior número de votos dos eleitores serão nomeados para um mandato de quatro anos, de 10 de janeiro de 2020 a 9 de janeiro de 2024.

Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), as eleições para o Conselho Tutelar acontecerão no dia 6 de outubro de 2019 em três locais: no centro (Colégio Estadual Barão do Cerro Azul), Distrito de Santana (Escola Municipal Dr. Lauro Muller Soares) e Linha Vitória (Colégio Estadual do Campo Helena Kolody).

É importante destacar que é necessário conferir o local de votação antecipadamente, pois as sessões seguem o mesmo padrão das eleições promovidas pela Justiça Eleitoral, ou seja, deverá votar na sessão referente ao seu título do eleitor, conferindo no final desta matéria o local de sua sessão. Se o seu local de votação nas eleições municipais ou federais é no Distrito de Santana, por exemplo, nas eleições para o Conselho Tutelar você poderá votar somente neste local, conforme sua sessão eleitoral.

Confira a lista dos candidatos e o número para votação:

NÚMERO            CANDIDATOS
167__________ ANITA IRMGARD ZIELKE OTTO
193__________ ATENÉIA APARECIDA OTTO
224__________ POLAKO (EDVINO SZWED)
252__________ ELLEN VANESSA DOS SANTOS
288__________ GALDINO OLIVEIRA
323__________ ISABEL HOLOCHESKI ZABANDZALA
349__________ JACKE SOUZA (JAQUELINE DE SOUZA
375__________ MARI (MARICLÉIA RIBEIRO NOVAK)
418__________ MARSHELLE MARCZAL DOS SANTOS
469__________ MIRIAM T. SEDLACZEK RODRIGUES
537__________ SILMARA MARIA SCHMEING
556__________ TIAGO KRUL
581__________ CABO ECKERT – POLICIAL MILITAR (VALDECIR RENATO HEBERLE ECKERT)
609__________ VANESSA CAROLINE DO AMARAL
643__________ VERA LUCIA SEDLACZEK PLUTA
656__________ VILSON SZENDELA

Quem pode votar? Podem participar da escolha dos membros do Conselho Tutelar as pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor e domicílio eleitoral no município em que pretendem votar.

Quais são os documentos necessários para votar? O eleitor deverá comparecer ao local de votação com documento de identificação com foto e o título de eleitor.

O voto é obrigatório? Não. O voto é facultativo. No entanto, é importante a ampla participação da população na escolha dos conselheiros, que terão atribuições e competências para promover, defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos violados.

O que são os Conselhos Tutelares? Os Conselhos Tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

Quais as funções legais do Conselho Tutelar? O Conselho Tutelar, por meio dos conselheiros tutelares, deve executar com zelo as atribuições que lhe foram confiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o que, na prática, resulta na faculdade de aplicar medidas em relação: às crianças e adolescentes; aos pais ou responsáveis; às entidades de atendimento; ao Poder Executivo; à autoridade judiciária; ao Ministério Público; às suas próprias decisões.

A campanha dos candidatos a membros do Conselho Tutelar já está ocorrendo. No dia da votação, é proibido ‘boca de urna’. Segundo o § 3º do artigo 139 do ECA, é vedado ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor. É ainda, terminantemente proibido fornecer ao eleitor transporte ou refeições.

Clique aqui para saber mais sobre os itens que são permitidos e vedados durante a campanha e no dia da votação. Em caso de irregularidades e violação das regras de campanha denuncie imediatamente ao CMDCA através do telefone (42) 3554-1752, celular (42) 99811-7274 ou diretamente na Avenida Pascoal Vila Boim, s/nº, Matriz.

Locais e seções eleitorais:
(Fique atento, você só poderá votar na sessão correspondente ao seu título do eleitor).

Colégio Estadual Barão do Cerro Azul – URNA 1
Sessões: 26; 27; 28; 29; 30; 31; 32; 109; 107;
Colégio Estadual barão do Cerro Azul – URNA 2
Sessões: 33; 34; 35; 36; 38; 39; 42; 51; 54;
Colégio Estadual barão do Cerro Azul – URNA 3
Sessões: 110; 149; 155; 159; 167; 174;179; 189; 114;

Escola Municipal Dr. Lauro Muller Soares – URNA 4
Sessões: 43; 44; 45; 169; 178; 46; 48; 49; 50; 53; 55; 56; 57; 59; 104; 106; 108; 113; 116; 123; 41; 122; 142; 156;

Colégio Estadual do Campo Helena Kolody – URNA 5
Sessões: 37; 40; 52; 47; 58; 60; 115;