Secretaria de Educação de Cruz Machado participa em Curitiba do lançamento do Programa Educa Juntos

O município de Cruz Machado, representado pelo prefeito Euclides Pasa (Bibi) juntamente com as representantes da Secretaria Municipal de Educação Loana Walczak e Elaine Sott, participaram no dia 11 de setembro do lançamento do Programa Educa Juntos, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para apoiar os municípios e melhorar os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes paranaenses desde a educação infantil. O evento ocorreu no Teatro Guaíra, em Curitiba. No dia 12 participaram ainda das oficinas oferecidas pelo Governo do Estado, na Universidade Federal do Paraná.

Participaram também da solenidade o governador Carlos Massa Ratinho Junior;  o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o diretor-presidente da Fundepar, José Maria Ferreira; os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Mauro Moraes e Artagão Junior; prefeitos e secretários municipais da Educação de todo o Estado.

A proposta é ampliar o suporte técnico e pedagógico e promover ações colaborativas entre Estado e municípios para garantir o ensino de qualidade nas redes municipais de ensino. O Governo do Estado vai investir R$ 100 milhões no programa ao longo de três anos.

Esta é a primeira vez que o Estado dará suporte pedagógico aos municípios, com a oferta de formação continuada aos professores, de materiais didáticos para alfabetização e disponibilização do Prova Paraná para avaliar os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

Entre as ações previstas pela Secretaria da Educação está o fornecimento às redes municipais de um material complementar de apoio didático, focado na alfabetização para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. É um material de qualidade, contemplando os objetivos de aprendizagem e conteúdos de cada fase, conforme o previsto no Referencial Curricular do Paraná. A ação deve beneficiar 255 mil alunos.

Os municípios também terão acesso a instrumentos de avaliação, como a Prova Paraná (para 2º e 5º anos do ensino fundamental), Fluência (2º ano) e o Sistema de Avaliação Educacional do Paraná – Saep (2º e 5º). Eles funcionarão como uma ferramenta pedagógica para cada escola, que usará seus resultados para entender mais detalhadamente o que os alunos estão aprendendo e o que não estão e, assim, definir ações direcionadas para melhorar a aprendizagem. Cerca de 255 mil alunos farão as avaliações.

Os professores, pedagogos, gestores das escolas e as equipes técnicas municipais passarão por formações continuadas, com foco no aprimoramento profissional. Serão três formações por ano, para 800 pessoas em cada. Além disso, a Secretaria da Educação vai reconhecer e premiar as pastas municipais que tiverem as melhores práticas pedagógicas e alcançarem os melhores resultados no programa.