Dia D de Vacinação contra Gripe aconteceu no sábado 12

Aconteceu no último dia 12, o Dia D de Vacinação contra a gripe. A ação aconteceu simultaneamente em todo o Brasil quando 65 mil postos de saúde estiveram abertos para atender a população, em especial aqueles quem não podem comparecer durante a semana nos postos para se imunizar. Em Cruz Machado a ação foi um sucesso e muita gente foi até o Centro de Saúde Dr. Carlos Renato Passos, UBS Lodovica Karas, Posto de Saúde Linha Vitória, Centro Comunitário São José e na residência do Walter nas casas populares, locais onde esteve acontecendo a vacinação.

Apesar de ter acontecido o Dia D de vacinação, a campanha segue até 1 de junho e a meta no município é vacinar mais de 4500 pessoas. Os grupos prioritários são pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, professores de rede pública ou privadas e portadores de doenças crônicas.

A vacinação é muito importante para combater a Influenza (gripe) que é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global causada pelo vírus da influenza. Há três tipos de vírus da Influenza: A, B e C. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e se não tratada a tempo, pode evoluir para pneumonia  ou outras complicações , podendo levar a morte, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos, crianças menores  de 5 anos, gestantes e doentes crônicos.

A vacina influenza (gripe) é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença e suas complicações. Você, que faz parte do grupo de risco para a doença, busque uma Unidade de Saúde para receber a vacina. A vacina deve ser

tomada todos os anos primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo, porque a cada ano temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.