Secretaria da Cultura promove Semana de Museus

12ª Semana de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove em 2014 a 12ª Semana Nacional de Museus, compartilhando e incentivando o entusiasmo que anima as instituições envolvidas, em todo o Brasil. A Semana Nacional de Museus provoca a realização de numerosos eventos em todo o país, por intermédio dos quais as coleções estarão conectadas com os mais variados e surpreendentes pontos de ligação. Na multiplicidade das conexões simbólicas e tecnológicas, ultrapassaremos todas as fronteiras, a fim de que as coleções, criando referências e questionamentos, revitalizem o próprio modelo de museologia a que se destinam.

Neste ano, o Ibram trabalha o tema “Museus: coleções criam conexões”, que buscam ressaltar a importância e a valorização das coleções. Em 2014, 1.337 instituições inscreveram mais de quatro mil eventos para a temporada nacional, e a cidade de Cruz Machado foi uma delas, e o Museu Etnográfico da Imigração Polonesa participará da programação.

Confira a programação e os eventos promovidos durante a 12ª Semana de Museus em Cruz Machado.

Exposição “Zaduma”3 de maio a 30 de junho – 8h30 às 16h30 – Exposição da fotógrafa e administradora curitibana Schirlei Freder. “Zaduma” é um convite à observação poética de fotografias minimalistas e singulares.  Local: Museu Etnográfico de Santana.

Exibição do documentário “O Herói de Cruz Machado”12 de maio a 31 de maio – 8h30 às 16h30 – O filme narra a história do farmacêutico Antiocho Pereira, que saiu de Curitiba para atender os doentes pela epidemia de tifo que assolava a região do município de Cruz Machado. Local: Museu Etnográfico de Santana / Prefeitura Municipal.

Exibição do documentário “De Tempos em Tempos”12 de maio a 31 de maio – 8h30 às 16h30 – A identidade vai alterando. As pessoas vão modificando os espaços, os espaços vão modificando. O documentário exibe o cenário de Cruz Machado, Paraná em uma colônia de poloneses. Local: Museu Etnográfico de Santana / Prefeitura Municipal.

Visita Guiada12 de maio a 31 de maio – 8h30 às 16h30 – Visita guiada aos espaços de exposição, que tem por objetivo valorizar a cultura polonesa, em um ambiente onde está guardado o patrimônio histórico, que resgata o legado dos imigrantes poloneses. Local: Museu Etnográfico de Santana.