Cruz Machado recebe visita de Reitor da Universidade Tecnológica da Polônia

O município de Cruz Machado recebeu neste final de semana a visita do Reitor da Universidade Tecnológica de Kielce, da Polônia, Professor Stanislaw Adamczack, e do Chefe de Relações Internacionais, Ryszard Maj. O encontro oficial com as autoridades do executivo aconteceu neste domingo, 22, na Casa Paroquial, e contou com a presença do Prefeito, Antonio Luis Szaykowski, e da Secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam. A visita teve como objetivo um primeiro contato para um convênio de intercâmbios de estudos para os cruz-machadeneses. O encontro também contou com a presença do Padre Kazimierz Dlugosz, que realizou a tradução e é quem está proporcionando a visita das autoridades na cidade.

Fotos: José Vicente Gabsk

A Universidade Tecnológica de Kielce possui cinco faculdades: Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura; Faculdade de Ambiental, Geométrica e Engenharia de Energia; Faculdade de Engenharia Elétrica, Controle Automático e Ciência da Computação; Faculdade de Engenharia Mecatrônica e Engenharia Mecânica; e a Faculdade de Gestão e Modelagem Computacional. Existem mais de 11 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação em 17 disciplinas e mais de 50 especialidades.

Em agosto deste ano, os representantes da Universidade Tecnológica de Kielce estarão novamente em Cruz Machado para a assinatura oficial do acordo para o intercâmbio de estudos. Também durante o mês de agosto serão realizados encontros com os jovens e pessoas interessadas nas faculdades, com o objetivo de explicar todos os procedimentos para quem pretende cursar o ensino superior na Polônia.

Essa parceria entre o município de Cruz Machado e a Universidade Tecnológica de Kielce será uma importante oportunidade para que os munícipes tenham a chance de cursar uma faculdade em outro país.

Segundo o prefeito Antonio Luis Szaykowski, Cruz Machado está entre os poucos municípios escolhidos no Brasil para participarem desta oportunidade. “Com esse programa estaremos proporcionando aos nossos jovens uma grande oportunidade para cursarem uma especialização ou um curso de graduação. É um acordo fundamental para a nossa cidade, em que estaremos fazendo de tudo para concretizar essa ideia”, acredita.

A Universidade Tecnológica de Kielce tem o direito de atribuir o grau de doutor em ciência e tecnologia em sete disciplinas: automação e robótica, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia elétrica, engenharia de produção, mecânica e engenharia mecânica. Ela também tem o direito de atribuir o grau de doutor habilitados da ciência e tecnologia em três disciplinas: engenharia mecânica, engenharia civil e engenharia elétrica. A Universidade está situada em um grande campus de 22 hectares no centro da cidade de Kilece.