Secretaria da Cultura promove atividades da 8ª Primavera dos Museus

De 22 a 28 de setembro, 761 museus e outras instituições culturais provem uma programação especial como mais de 2400 eventos, como exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filme, entre outros. Cruz Machado está entre os municípios da programação da Primavera de Museus.

A Primavera de Museus, que em setembro vai mobilizar as instituições museológicas de todo o país, tem por tema a criatividade. Pelo oitavo ano consecutivo, renova-se o evento, que cumpre, no segundo semestre, o papel desempenhado em maio pela Semana Nacional de Museus.

Ao propor o conceito de “museu criativo”, o Instituto Brasileiro de Museus elege-o como o principal estímulo à manutenção e ao desenvolvimento de cada museu, na exploração de sua capacidade de inovar-se, modernizar a gestão, diversificar iniciativas, ampliar a presença no território em que se acha inserido e atrair público.

À procura de novos “museus criativos”, a Primavera é um acontecimento relevante para o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Prenunciam resultados a serem partilhados pelo campo brasileiro, na certeza de que o museu deve reinventar-se, permanentemente, a fim de cumprir seus objetivos na vida dos cidadãos, da sociedade e do país.

Confira a programação das atividades em Cruz Machado.

22 de setembro – 22 de outubro – 8h30 às 17h – Prefeitura Municipal – Exposição “Nascer e Renascer, o brotar das cores”. Coletânea de obras, que busca valorizar a arte local e promover a fruição cultural.

22 de setembro – 22 de outubro – 8h30 às 16h30 – Museus Etnográfico de Santana – Visita Guiadas aos espaços de exposição com objetivo de valorizar a cultura polonesa em um ambiente onde está guardado o patrimônio histórico que resgata o legado dos imigrantes poloneses.

25 de setembro – 13h30 às 17h – Câmara Municipal – Palestra “Cultura e Desenvolvimento”, ministrada por Shirlei Freder, administradora e mestranda em Gestão Urbana. Abordará as perceptivas de cultura aplicada ao desenvolvimento dos munícipes.