Secretaria da Educação promove fórum para discussão do Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove na quinta-feira, 6 de novembro, às 13h30, no salão da igreja luterana, o Fórum Municipal de Educação. A área da educação no Brasil vive um momento histórico, com a aprovação do 2º Plano Nacional de Educação, em 25 de junho de 2014. Cruz Machado tem um ano para elaborar o Plano Municipal de Educação. O projeto será um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade educacional do município.

O Plano apontará quais metas Cruz Machado pretende alcançar na educação em 10 anos e quais estratégias serão realizadas. O Plano Municipal de Educação terá a duração que ultrapassa o tempo de um governo, por esse motivo é fundamental ser construído em debate com a sociedade. A constituição do Fórum Municipal de Educação é o primeiro passo para a construção coletiva do plano.

Plano Nacional de Educação

O Plano Nacional de Educação foi publicado em junho pelo governo federal e estabelece as estratégias das políticas de educação para o Brasil pelos próximos dez anos. Um dos principais pontos é a ampliação do financiamento da educação pública, chegando, em até 10 anos, a 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Outras metas incluem a alfabetização de todas as crianças até o fim do terceiro ano do ensino fundamental, a erradicação do analfabetismo para jovens de 15 anos ou mais, a inclusão das crianças de 4 e 5 anos na pré-escola e o acesso à creche para ao menos metade dos meninos e meninas de até 3 anos.

Confira a Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), e dá outras providências.