Cruz Machado promove caminhada Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove a campanha “Outubro Rosa”, que incentiva a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de mama. O “Outubro Rosa” vem chamar a atenção da sociedade e, especialmente, as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

A Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apmi) promoveu nesta quarta-feira, 22, no auditório da Câmara Municipal, uma palestra sobre o “Outubro Rosa”, ministrada pela enfermeira Carolina Tonkio de Jesus, que mostrou alguns dos pontos importantes da campanha, comentando sobre as causas, prevenções e a importância da realização do exame de mama. O encontro contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, da presidente da Apmi Cruz Machado, Rosa Szaykowski, da Secretária Municipal de Saúde, Halina Krajewska, da Secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam, e das integrantes dos grupos das vovós e mães e das vovós do distrito de Santana. Após o encontro, o grupo realizou uma caminhada pelas ruas da cidade.

 

Todas as unidades de saúde do município estão voltadas para orientação e exames nas mulheres em todo o mês de outubro. Os exames podem ser realizados no Centro Municipal Carlos Renato Passos. Durante este mês, ao realizar o procedimento as mulheres recebem uma camiseta da campanha.

Câncer de Mama

O câncer é o crescimento desordenado das células de um órgão do corpo. No caso da mama estas células formarão o câncer de mama. É a primeira causa de morte entre as mulheres, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil. Homens também podem ter câncer de mama, embora a incidência seja menor. São muitas mulheres desenvolvem câncer de mama sem ter relação com os fatores de risco, mas estudos científicos mostram que alguns fatores aumentam as chances de aparecimento da doença. Idade: o risco aumenta conforme a mulher envelhece. História pessoal ou familiar: mulheres em que a mãe, irmã ou filha tiveram câncer de mama ou de ovário. Mulheres com um parente homem que tiveram câncer de mama ou alterações pré-malignas (tumores benignos). Longa história menstrual: mulheres que menstruaram antes dos 12 anos e tiveram a menopausa após os 55 anos. Ausência de gravidez ou gravidez tardia: mulheres que engravidaram pela primeira vez após os 30 anos de idade ou que não tiveram alguma gestação correm maior risco. Obesidade: a gordura libera hormônio feminino, aumentando os riscos. Exposição a radiação, alcoolismo e sedentarismo. Uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro, se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.