Cruz Machado forma 230 alunos pelo Proerd

Através da parceria da Polícia Militar do Paraná com a Prefeitura Municipal de Cruz Machado, 230 alunos participaram, nesta sexta-feira, 07 de junho, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). As crianças matriculadas no 5º ano das escolas municipais de Cruz Machado participaram, por 10 semanas, do Programa que é coordenado pela Polícia Militar. O Proerd é um programa realizado em 58 países e que oferece formação cidadã voltada para a prevenção de drogas e violência para crianças e adolescentes.

O 1º Tenente da Polícia Militar, Paulo César Marcondes, ressalta que o programa é muito eficaz porque os ensinamentos repassados para as crianças e adolescentes tem o objetivo de prepará-los para fazer escolhas seguras e responsáveis para o futuro, longe das drogas e da violência. “O Proerd também garante uma proximidade dos alunos com a PM, quebrando o paradigma de distanciamento e de que a polícia é somente repressiva. O programa possibilita demonstra que a polícia traz prevenção ao crime e à violência e paz para comunidade”, explicou Marcondes.

Presente na solenidade de formatura, o prefeito de Cruz Machado, Euclides Pasa enfatizou a importância do Proerd para a comunidade. “O Proerd oferece suporte para estes alunos, para que eles tenham a devida compreensão sobre os prejuízos pessoais, familiares e sociais que as drogas e a violência provocam. É o começo para forma cidadãos conscientes”, afirmou o Prefeito.

Durante o processo de formação, a Polícia busca desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões relacionadas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção. “Prevenção é o melhor caminho!”, ressaltou a diretora da Escola Prefeito Boleslau Sobota, Silvana Rockenbach. Para a diretora, o Proerd traz a prevenção contra as drogas e o álcool para as crianças das escolas municipais através da Polícia Militar. Guilherme Sloty, aluno que participou desta edição do Proerd, contou que foi muito gratificante participar: “foi muito bom, estou levando aprendizado para o futuro, a gente aprende muita coisa boa”.