Cruz Machado entrega 37 casas do Programa Nacional de Habitação Rural

O “Programa Nacional de Habitação Rural” foi criado no âmbito do “Programa Minha Casa, Minha Vida” e tem como objetivo subsidiar a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. O projeto abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes, que são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares.

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) realizou nesta quinta-feira, 8, na residência da senhora Joana Machado de Carvalho, na comunidade Rio das Antas, a entrega de 37 novas unidades habitacionais aos cruz-machadenses beneficiados pelo projeto.

O evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, Gerente do Escritório Regional de União da Vitória da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Júlio Adilson Pires, a secretária de Assistência Social e Habitação, Juliana Sembay, vereadores, secretários municipais, demais autoridades e a população.

O processo de cadastro foi realizado pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria entre a Secretaria da Municipal de Assistência Social e Cohapar de União da Vitória. As famílias foram selecionadas por meio de critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades.

Cada família pagará pela casa o valor de R$ 1.140,00, dividido em parcelas anuais de R$ 285,00 durante 4 anos. As obras foram construídas com recursos do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Cohapar, Seab, Emater e Prefeitura de Cruz Machado.

O Programa de Habitação Rural tem como finalidade reduzir o déficit habitacional rural, incentivando a manutenção da família no campo e oferecendo moradia digna por meio de construção de novas moradias. O objetivo do programa também é incentivar que o produtor permaneça na propriedade, produzindo alimentos e gerando fonte de renda ao município.

O programa veio de encontro ao momento importante para o município. O prefeito de Cruz Machado comenta na satisfação e alegria em que essas famílias estão recebendo e morando em suas novas casas, com um lugar novo, aconchegante e organizado. “A Prefeitura é a grande parceira nos projetos de habitação, com a realização de serviços de terraplanagens, aberturas de fossas e readequação de acessos às residências. Para nós da administração municipal, é um grande momento vivido com essas grandes conquistas para o nosso povo”, comenta Szaykowski

O que antes era um sonho, hoje é uma realidade para 37 famílias de Cruz Machado. Além de um sonho concretizado, é uma nova fase na vida dessas pessoas, que receberam oficialmente as novas moradias. As famílias contarão com espaço apropriado, infraestrutura de qualidade e uma moradia digna. As casas são construídas nos padrões de acessibilidade e sustentabilidade e são compostas por quartos, sala, cozinha e banheiro.