Cruz Machado assina acordo de cooperação com Universidade Tecnológica de Kielce

O prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, e o Reitor da Universidade Tecnológica de Kielce, da Polônia, Professor Stanislaw Adamczack, assinaram nessa quinta-feira, 27, um acordo de cooperação. O convênio entre o município e a universidade tem como propósito a viabilização de intercâmbios de estudantes cruz-machadenses para a realização de cursos de graduação na Polônia. O acordo tem como objetivo apoiar e desenvolver a cooperação polono-brasileira, de condições favoráveis para estudar na Universidade Tecnológica de Kielce, o que contribuirá para o reforço do potencial da região, que ganhará profissionais qualificados.

Essa parceria entre o município de Cruz Machado e a Universidade Tecnológica de Kielce será uma importante oportunidade para que os munícipes tenham a chance de cursar uma faculdade em outro país.

Segundo o prefeito Antonio Luis Szaykowski, Cruz Machado está entre os poucos municípios escolhidos no Brasil para participarem desta oportunidade e é um importante ganho cultural e educacional. “Com esse programa estaremos proporcionando aos nossos jovens uma grande oportunidade para cursarem uma especialização na Polônia. É um acordo histórico e fundamental para a nossa cidade”, acredita.

Para apoiar a realização do acordo, a Prefeitura vai organizar e dirigir uma área do município como um Ponto da Informação da Universidade de Tecnológica de Kielce. A de promover a Universidade entre os habitantes da região e fornecer aos candidatos interessados materiais de informação abrangente sobre a oferta de educação, infraestrutura e demais informações da Universidade de Tecnológica de Kielce.

Para apoiar a realização do acordo, a Prefeitura vai organizar e dirigir uma área do município como um Ponto da Informação da Universidade de Tecnológica de Kielce, que vai oferecer aos candidatos interessados materiais de informação abrangente sobre a oferta de educação, infraestrutura e demais informações da Universidade de Tecnológica de Kielce.

A Universidade Tecnológica de Kielce possui cinco faculdades: Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura; Faculdade de Ambiental, Geométrica e Engenharia de Energia; Faculdade de Engenharia Elétrica, Controle Automático e Ciência da Computação; Faculdade de Engenharia Mecatrônica e Engenharia Mecânica; e a Faculdade de Gestão e Modelagem Computacional. Existem mais de 11 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação em 17 disciplinas e mais de 50 especialidades.

A Universidade Tecnológica de Kielce tem o direito de atribuir o grau de doutor em ciência e tecnologia em sete disciplinas: automação e robótica, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia elétrica, engenharia de produção, mecânica e engenharia mecânica. Ela também tem o direito de atribuir o grau de doutor habilitados da ciência e tecnologia em três disciplinas: engenharia mecânica, engenharia civil e engenharia elétrica. A Universidade está situada em um grande campus de 22 hectares no centro da cidade de Kilece.