Conselho de Sanidade Agropecuária discute novas ações para Cruz Machado

A sanidade agropecuária é uma das mais fortes e restritivas “barreiras comerciais”. É um fator determinante para a competitividade dos produtos agropecuários nos mercados nacional e internacional. Os países que adotam as boas práticas de produção, industrialização e comércio, seguindo normas sanitárias, asseguram sua competitividade nos mercados mundiais do agronegócio. O assunto é tratado em todas as cadeias produtivas por técnicos, agricultores e demais envolvidos na atividade, com o objetivo de produzir alimento seguro e de qualidade, preservando o meio ambiente e zelando pela saúde da população.

Os integrantes do Conselho de Sanidade Agropecuária de Cruz Machado realizaram uma reunião nesta quinta-feira, 1º, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para discutir novas ações no município. O Conselho abordará assuntos relacionados à sanidade vegetal e animal, que serão discutidos durante as reuniões mensais do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).

O trabalho em sanidade agropecuária envolve diversas organizações públicas e privadas, sob a orientação do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa). O Instituto Emater trabalha especialmente na educação sanitária e participa ativamente na mobilização e formação dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária. A saúde animal, numa visão ampliada, envolve questões relacionadas a enfermidades dos animais, saúde pública, controle dos riscos em toda a cadeia alimentar, assegurando a oferta de alimentos seguros e bem estar animal.

São objetivos dos Conselhos de Sanidade Agropecuária: Promover a saúde pública por meio da sanidade agropecuária; Apoiar a defesa agropecuária na erradicação e controle de pragas e doenças Aumentar a renda do produtor; Agir contra perdas econômicas do produtor e da sociedade; Propor e executar o planejamento da defesa agropecuária local; Apoiar as autoridades competentes na execução das ações de defesa, inspeção e vigilância sanitária; Estudar e propor normas de defesa sanitária, respeitando a legislação vigente; e Acompanhar a execução das políticas públicas de sanidade agropecuária e segurança alimentar.