Centro de Saúde Carlos Renato Passos recebe Selo Bronze de certificação

Na última sexta-feira, 24 de agosto, o secretário de saúde do estado do Paraná Antonio Carlos Figueiredo Nardi esteve na 6ª Regional de Saúde em União da Vitória. Na ocasião Nardi entregou ao município de Cruz Machado o Selo Bronze de certificação de qualidade em atenção primária à saúde, fruto de um projeto de tutoria do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS).

A unidade certificada foi o Centro de Saúde Dr. Carlos Renato Passos. A entrega foi feita ao secretario municipal de Saúde, Carlos Diego Train, que esteve acompanhado de representantes das equipes da unidade.

A saúde no município é considerada uma das melhores da região e não é a primeira vez que uma unidade de saúde é certificada no município. Ainda em março a UBS (Unidade Basica de Saúde) Ludovica Karaz do distrito de Santana recebeu o selo Bronze. Na época a entrega foi feita em Guarapuava.

O programa foi criado em 2014 e desde então vem premiando e reconhecendo o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população.

Para poder receber a classificação, as unidades de saúde aderem ao programa  Apsus, de qualificação  da Atenção Primária à Saúde e participam do projeto de tutoria. Com o apoio técnico das regionais de saúde, as equipes modificam o modelo de atendimento, priorizando o cuidado integral ao paciente com base nos conceitos e diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde. Após a adaptação a unidade passa por uma avaliação onde 105 itens são verificados, como estrutura física, processos de trabalho e etc. Os selos são divididos em três categorias (bronze, prata e ouro), que variam de acordo com o grau de exigência dos requisitos.