Casas do “Programa Minha Casa, Minha Vida” são entregues em Cruz Machado

O que era antes um sonho, hoje se tornou realidade para 40 famílias em Cruz Machado. Além de um sonho concretizado, é uma nova fase na vida dessas pessoas, que receberam oficialmente as novas moradias do “Programa Minha Casa, Minha Vida”. As famílias contarão com espaço apropriado, infraestrutura de qualidade e uma moradia digna.

A entrega oficial das residências foi realizada na manhã desta sexta-feira, 7, no Bairro do Conjunto Habitacional Casas Populares. O evento contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, o Presidente da Câmara Municipal de Cruz Machado, Luis Carlos Matzenbacher, o Gerente do Escritório Regional de União da Vitória da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Júlio Adilson Pires, a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Juliana Sembay, vereadores, secretários municipais, representantes das entidades municipais e a população.

O Programa Minha Casa Minha Vida é do Governo Federal e possui como principal objetivo garantir às famílias em situação de vulnerabilidade o direito a uma habitação digna. Num investimento em mais de R$ 1.200.000,00, o habitacional beneficiará 40 famílias do município de Cruz Machado. O processo de cadastro foi realizado em parceria entre a Secretaria da Assistência Social e Cohapar União da Vitória. As famílias foram selecionadas por meio de critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades.

As casas são construídas nos padrões de acessibilidade e sustentabilidade e são compostas por dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O projeto do Programa Minha Casa, Minha Vida foi cadastrado na categoria Sub 50, que tem por objetivo apoiar estados e municípios no desenvolvimento de ações integradas e articuladas que facilitem o acesso à moradia digna, em áreas urbanas, voltadas ao atendimento de beneficiários com renda bruta familiar até R$ 1.600,00, em municípios com população até 50 mil habitantes. Os beneficiários do projeto não precisaram pagar nada pelas residências.

As ações das construções contaram com as parcerias entre o Governo Federal, Governo Estadual, Município e a Cohapar. Os agentes participantes do projeto é a Companhia Paranaense de Energia (Copel), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) Sanepar, Prefeitura Municipal de Cruz Machado e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

No evento, o prefeito Antonio falou da importância do “Programa Minha Casa, Minha Vida” em Cruz Machado e sobre a realização dos sonhos das famílias de possuírem a casa própria. “Para nós, da administração do município de Cruz Machado, é um dia especial, porque estamos conseguindo entregar a chave de 40 casas para as famílias, que a partir de hoje possuem um lar digno e seguro para suas famílias. É uma parceria muito importante com o Governo Federal e o Governo do Estado. O município contribuiu com a aquisição do terreno, realização da terraplanagem, obras em toda infraestrutura com tubos, esgoto, ruas e outros serviços. É um dia histórico para o nosso município”, comenta Szaykowski.

A família de cinco pessoas de Eurides Machado da Silva Júnior foi uma das contempladas com a nova casa. “É um motivo de muita alegria, porque vou sair do aluguel e não vou mais precisar pagar. Vamos ter um cantinho da gente, poder dizer que é a nossa casa. Agora estamos sossegados em saber que teremos um lugar onde morar”, comenta sobre o sonho da casa própria.

A senhora Ida Faria, o marido e os quatro filhos também estão contentes com a nova residência. Antes eles moravam em uma casinha no bairro São José, e agora contam com uma nova residência, com conforto e qualidade. “Eu fiquei muito contente em receber a residência, não via a hora de poder ter a minha casa própria. Na casa antiga, quando chovia era complicado, tinha goteiras e não era um lugar seguro para morar. Agora estamos felizes da vida”, conta.

A família Fagundes também está livre do aluguel a partir de hoje. “Eu fiquei muito emocionada de receber a casa, porque eu estava pagando aluguel. Agora a minha família vai ter um lugar melhor para viver. Agradeço a Deus e a todas as pessoas que ajudaram esse nosso sonho tornar-se realidade”, conta Noeli Aparecida Fagundes.

Júlio Adilson Pires, gerente regional da Cohapar de União da Vitória, ressaltou a importância do trabalho integrado do governo estadual nos projetos habitacionais do Paraná. “É um projeto que envolve não apenas a Cohapar, mas também a Emater, Copel, Sanepar e diversas secretarias de governo, desde a aquisição dos terrenos junto a prefeitura até o pós-ocupação dos imóveis”, explicou.

Outras 63 moradias estão em construção na área rural e outras 126 famílias residentes em reassentamentos precários serão atendidas pelo programa Família Paranaense, realizado em uma parceria da Cohapar com a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social. Somados, os projetos representam investimentos de R$ 9,4 milhões para o município.