Capoeira: Alunos recebem sua graduação

Na tarde de sábado, 2 de dezembro, 44 alunos participantes da oficina de Capoeira, oferecida pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, oferecido no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) passaram por um momento muito especial, conhecido como batizado na Capoeira, que nada mais é do que a graduação no esporte.

batizado-capoeira29Na solenidade os alunos receberam uma corda, simbolizando o nível em que estão no esporte. Na hierarquia da capoeira, até 13 anos, a criança recebe uma corda crua, com as cores nas pontas de acordo com a idade. Aos cinco anos a ponta é verde, aos 6 anos é ponta amarela, aos 7 é azul, com  8 anos já passa para duas cores, verde e azul, aos 9 as  pontas são amarela e azul e assim sucessivamente até chegar aos 12 anos, quando a corda possui as pontas amarela e cinza.

A arte marcial é uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular e música. Caracterizada por movimentos ágeis com os pés e as mãos, envolvendo o corpo inteiro em uma espécie de brincadeira. A capoeira se destaca pela sua musicalidade, tendo com som predominante o do berimbau, acompanhado do som das palmas, além de outros instrumentos, que ajudam a dar ritmo ao jogo e marcar o tempo. batizado-capoeira24

O significado da palavra Capoeira remete às matas de área rasteira do interior do Brasil. O jogo começa com a formação de uma roda e quem comanda toda a brincadeira é o mestre, quem canta, toca e orienta os participantes, intervindo caso seja necessário.

Os alunos participantes se encontraram durante o ano 2017, semanalmente e além de conhecer mais sobre a arte marcial, aprenderam sobre disciplina, foco, aprimorando a coordenação motora, flexibilidade e agilidade.

Confira as fotos:

Confira o vídeo: