Banco do Brasil realiza entrega oficial do caminhão furgão isotérmico

O Banco do Brasil realizou nesta terça-feira, 28, a entrega oficial do caminhão furgão isotérmico. Esteve presente no evento o prefeito, Antonio Luis Szaykowski, o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Matzenbacher, o gerente do Banco do Brasil Cruz Machado, Alcides Dias, o Secretário Municipal da Agricultura, Silmar Kazenoh, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Silvio Kazenoh, presidentes das Cooperativas e representantes da agricultura de Cruz Machado.

O veículo já está sendo utilizado para o transporte de verduras, frutas de alimentos produzidos pelas cooperativas do município. O projeto foi realizado com o nome da Cooperativa Agroecológica Vale do Iguaçu (Cooavi), que é a entidade proponente, mas o projeto beneficiará todas as cooperativas e associações do município. A coordenação do projeto do caminhão será desenvolvida através da Central Associação de Cruz Machado, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). O veículo também será utilizado para transporte dos produtos da horticultura e mel, desde a propriedade do produtor até agroindústria, e da agroindústria ao mercado final. O projeto foi desenvolvido através da Fundação do Banco do Brasil, pelo Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), com o investimento de R$ 150 mil.

O projeto também foi elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura com intenção de promover o desenvolvimento produtivo e o crescimento dos produtores e agricultores de Cruz Machado.

Uma das funções será para a desoperculação e centrifugação de mel, cuja atividade é realizada nas propriedades de agricultores familiares, percorrendo um roteiro programado pelas Cooperativas junto aos associados e com aval do CMDR, com posterior transporte do produto até a agroindústria, onde será beneficiado o produto para comercialização em programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e comércios em geral.

Em épocas de entressafra de mel o veículo será utilizado para transporte da produção de hortaliças e frutas das propriedades dos agricultores familiares do município até as agroindústrias da Cooperativa Agroecológica Vale do Iguaçu (Cooavi) e da Cooperativa da Agricultura Familiar de Cruz Machado (Coopafi).

Através deste investimento o município estará sanando esta dificuldade e, consequentemente, agregando valor a produção, uma vez que possibilitará uma organização que permita seguir um trajeto com rota definida e pré-agendada para coleta da produção, sem ocasionar perda da produção e possibilitando uma maior agregação de valor.

O Desenvolvimento Regional Sustentável é uma estratégia negocial que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o Banco do Brasil está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, apoiando atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada a diversidade cultural.