Atividades do Barracão das Artes beneficiam mais de 450 cruz-machadenses

A Prefeitura de Cruz Machado e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura oferecem gratuitamente várias atividades no projeto Barracão das Artes. As ações envolvem mais de 450 cruz-machadenses, entre crianças, adolescentes e adultos.

O projeto promove, durante o período da noite, aulas de ginástica. As ações têm como objetivo principal o foco na melhor qualidade de vida aos munícipes. O treino de alta intensidade trabalha a resistência muscular, flexibilidade e coordenação motora, promovendo resultados rápidos. Além disso, desenvolve um alto gasto calórico.

 

As várias séries de atividades influenciam em todas as valências físicas de modo amplo e geral; promovem aumento de força e resistência musculares, tanto de forma dinâmica, quanto isométrica; melhora do sistema cardiorrespiratório; melhora da coordenação motora; agilidade; equilíbrio e precisão; aumento do gasto calórico; e melhora todas as habilidades de modo conjunto.

 

Outra atividade do Barracão das Artes são as aulas de música, com a Banda Municipal. As atividades acontecem todas as segundas-feiras e quartas-feiras. Por meio das aulas, os munícipes tem a oportunidade de aprimorar a expressão corporal, melhora da coordenação motora, contato com outras culturas, fortalecimento da memória, além de ser uma importante oportunidade de incentivo à música.

 

 

Também são oferecidas oficinas culturais, como dança de rua, jazz, contemporâneo, ballet, ballet baby class, jazz infantil e circo. Por meio das oficinas é possível oferecer desenvolvimento artístico, aprendizado cultural, lazer e qualidade de vida.

 

O Barracão das Artes tem como objetivo tornar-se um centro de referência para a cultura cruz-machadense, sendo percebido e vivido pelo seu público alvo como um local de circulação privilegiada de informações pertinentes à área; acesso a habilidades que possam ser agregadas à prática profissional; encontro, lazer e fruição estética.

Ainda há vagas disponíveis para as oficinas. Os interessados devem entrar em contato com o Departamento Municipal de Cultura (Biblioteca Municipal Helena Kolody). As aulas são gratuitas. O público alvo das atividades são jovens e adultos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3554-1222, ramal 224.

As atividades culturais não são somente uma forma de lazer para o cidadão, também servem para o crescimento pessoal, conhecimento da diversidade cultural e assim tornar uma pessoa mais segura, confiante, critica e criativa, por isso, projetos culturais são de grande importância.

Através das oficinas é incentivado o desenvolvimento artístico, garantindo assim o direito individual do cidadão ao aprendizado cultural. Sem a intenção de criar grandes artistas, as oficinas culturais pretendem ser, antes de tudo, uma alavanca para abrir novos horizontes aos participantes, fornecendo-lhes um estimulo à reflexão, à percepção das emoções e a busca do conhecimento, elementos essenciais para uma vivencia participativa do ser humano dentro da sociedade contemporânea.