Até o dia 28, apenas 64% das crianças foram imunizadas contra Pólio e Sarampo, campanha encerra na sexta

Desde o dia 6 de Agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo imunizou em Cruz Machado 662 crianças entre 1 e menores de 5 anos, ou seja 64% do público-alvo (dados atualizados dia 28/08). Segundo a Secretaria de Saúde o número esta abaixo do esperado e há pouco tempo para cumprir a meta já que a campanha se encera no final do mês.

No município devem ser vacinadas 1.031 crianças. Faltam ainda 369 crianças e os responsáveis tem até a sexta-feira (31) para levar os seus filhos até a Unidade de Saúde mais próxima para que a criança seja imunizada. A vacinação é gratuita e é a forma mais eficaz de prevenção contra o Sarampo e a Poliomielite, doenças que se contraídas, podem levar até a morte.

A poliomielite, também chamada paralisia infantil, é uma doença infecciosa causada por um vírus, o poliovírus, que está presente no intestino, mas que pode atingir a corrente sanguínea e chegar no sistema nervosotrazendo sérias complicações como paralisia de membros inferiores, atrofia muscular, hipersensibilidade ao toque e alterações na fala. Os mais conhecidos são pé torto, paralisia de uma das pernas, paralisia dos músculos da fala e da deglutição. A sequelas não tem cura.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

A importância da campanha é fundamenta e todas as crianças maiores de 1 ano e menores de 5 devem ser levadas até uma unidade de saúde para serem vacinadas, mesmo que já tenham tomado a dose anteriormente.

DIA D

No dia 18 de agosto, aconteceu o dia D da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e Sarampo. Durante todo o sábado, unidades de saúde no país inteiro estiveram abertas para atender aqueles que não podem levar seus filhos para vacinar durante a semana. Em Cruz Machado as unidades Dr. Carlos Renato Passos, Centro Comunitário São José e UBS Ludovica Karaz estiveram abertas e receberam uma grande movimento de responsáveis que procuraram as unidades para garantir a imunização das crianças. Para tranquilizar as pequenos até o Zé Gotinha e Maria Gotinha participaram da ação, com direito a passeata na área central do município para lembrar da importância da vacinação.