As diferenças nos ensinam mais que as igualdades

Em Cruz Machado é oferecido nas escolas municipais atividades regulares e diferentes projetos para maximizar o desenvolvimento educacional. Na Escola Municipal Bronislau Kapusniak, merece destaque a sala de recursos na área visual. Atualmente 4 alunos frequentam o programa, sendo um cego e três com baixa visão. A professora Wilma O. Buchholz é a responsável pelo atendimento desde seu início em 2011. O programa é extensivo à todo o município, para qualquer faixa etária, podendo atender desde bebês com baixa visão, estrabismo ou outras necessidades detectadas pelo oftalmologista, e até adultos que perderam a visão decorrente de doenças ou outros motivos, para adquirir locomoção independente (bengala) assim como a leitura e escrita Braille.

Um dos exemplos é o aluno Élio Ferreira dos Santos. Diagnosticado com catarata congênita, apresentando apenas um pequeno resíduo visual que permite sua locomoção em locais de seu cotidiano. Élio frequenta o programa deste o início de sua vida escolar e antes de entrar para a escola, o jovem se deslocava duas vezes semanalmente até a escola Vitória Fernandes para frequentar o programa na escola Vitória Fernandes em União da Vitória-PR.

Frequentando o 5º ano em 2013, o aluno foi destaque no município conquistando o 3º lugar a nível de Paraná e Santa Catarina no concurso de poesia do programa “Um olhar para o Futuro” da cooperativa CRESOL. Atualmente com 16 anos, o jovem está no 9º ano do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul e continua frequentando a sala de recursos. Graças ao projeto, hoje ele possui domínio de leitura e escrita em Braille.

Para o projeto são recebidos materiais adaptados, como livros didáticos transcritos pelo CAP (Centro de Apoio Pedagógico) de Francisco Beltrão, além de outros materiais complementares adaptados pelos professores do Ensino Regular e atendimento especializado. Todo este trabalho proporciona ao aluno uma boa compreensão e aproveitamento, segundo os próprios professores.

A prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Educação oferece um significativo suporte a este programa, seja adquirindo materiais, proporcionando transporte da professora para cursos de aperfeiçoamento entre outros.

Confira a seguir fotos de trabalhos realizados, expostos na amostra pedagógica.