Ano letivo começará com aulas online nas Escolas Municipais de Cruz Machado

O retorno das aulas para o ano letivo de 2021 foi tema de reunião entre o prefeito Antonio Luis Szaykowski, secretários e membros da gestão Cruz Machado para todos. Na última segunda-feira, 01, estiveram reunidos para debater esta e outras questões relacionadas a educação neste tempo de pandemia.

Tendo em vista o aumento de casos de covid-19 confirmados em Cruz Machado nas últimas semanas e, principalmente a alta taxa ocupação de leitos de UTI e enfermarias na região sul do estado, foi entrado em consenso com a Educação, Saúde e demais secretarias da gestão que o início das aulas na rede municipal de ensino acontecerá no dia 18 de fevereiro em regime não presencial, ou seja, no sistema remoto, com aulas online e em alguns casos específicos com material impresso, onde os alunos estudarão de suas casas, sem a necessidade de se deslocarem diariamente até a escola, conforme o Decreto Municipal n.º 3493/2021. Estas medidas vão de encontro com as decisões tomadas entre os nove municípios que fazem parte da AMSULPAR (Associação dos Municípios do Sul Paranaense) em que em comum acordo decidiram pela suspensão do retorno as aulas municipais da forma presencial.

Tal medida reforça o compromisso da gestão com a saúde dos cruzmachadenses, sendo que, o pensamento principal é cuidar da vida das pessoas, a saúde de todos que trabalham com a educação, bem como estudantes e seus familiares. “Todos nós temos pessoas com problemas de saúde na família, nós da Administração Municipal temos o compromisso de proteger vidas, é isso que nos importa e que vai nos nortear nas principais decisões” comentou o prefeito.

Ainda, foi definido que neste momento o município não realizará o transporte para os alunos Rede Municipal e Estadual de Ensino, de acordo com o Decreto Municipal n.º 3494/2021, o qual regulamenta também a suspensão do transporte Universitário.

Antonio destacou ainda que quando esta situação causada pela pandemia se normalizar as decisões tomadas agora serão revistas. “Acreditamos na ciência, no SUS, quando tivermos a vacina para proteger desde a zeladora, diretora, professores, alunos e toda a comunidade com certeza o país voltará a normalidade e nós iremos rever estes posicionamentos, mas agora precisamos pensar na vida dos cidadãos” explicou.

Fotos da reunião que contou com a presença de todos os secretários e equipe da gestão Cruz Machado para todos.