Alunos recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia

O prefeito Antonio Luis Szaykowski e a Secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam, realizaram nesta quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14, a entrega oficial das medalhas aos alunos premiados na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A XVII OBA foi realizada no dia 16 de maio e envolveu mais de 8 mil escolas em todo o Brasil. Cruz Machado conquistou 10 medalhas. Segundo a Secretária da Educação é uma grande satisfação de Cruz Machado participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia. “O mais importante é ter em nossas escolas, alunos que conquistaram medalhas de prata e bronze, entre os 772.257 estudantes que participaram em todo o Brasil. Isso é resultado de muito esforço dos professores e escolas que participaram e incentivaram seus alunos no dia-a-dia sobre a importância dos estudos”, acredita Oliveti Brautigam.

No encontro o prefeito parabenizou os alunos, professores e as escolas pelas conquistas das medalhas e também agradeceu a Secretária da Educação por todos os projetos e ações desenvolvidas em prol da educação no município.

A Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak conquistou duas medalhas com os alunos Jhuan Gustavo Boyko (Prata) e Vanessa Zavadzki (Bronze). A Escola Municipal do Campo Professora Milene da Silva Barczak conquistou a medalha de bronze com o aluno Vinícius Guth. A Escola Municipal Prefeito Boleslau Sobota conquistou sete medalhas, com a participação dos seguintes alunos: Luis Eduardo Golenia (Prata), Ivan Mateus Wrubleski (Prata), Fernando Hollen Filho (Prata), Pedro Henrique Dias (Prata), Geremias Ezequiel Gadmoski (Bronze), Mateus Henrique Pogogelski (Bronze) e Kaio Gabriel Machado Sembay (Prata).

Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A OBA é executada por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira.

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. Podem participar estudantes do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. A Olimpíada ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e, se ganhou alguma medalha, o tipo dela também consta do certificado.