Alunos da Banda Municipal participam do Festival Internacional de Música em Casa – FIMUCA

Entre os dias 29 de junho e 03 de julho aconteceu o Festival Internacional de Música em Casa – FIMUCA, um evento totalmente virtual com aulas, concertos e mesas redondas. As inscrições foram gratuitas e abertas aos estudantes, profissionais e amantes da música em geral.

O Fimuca foi organizado através do sistema de educação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que fica do outro lado do país em Natal – RN, sob a coordenação geral do professor e trompetista Flávio Gabriel,  possibilitando assim a participação dos alunos da Banda Municipal de Cruz Machado – PR, que passaram por um processo de imersão a música erudita, durante 05 dias de atividades intensas, no período da manhã, tarde e noite.

Em um primeiro momento, o Fimuca ofereceu classes de todos os tipos de instrumentos que são disponibilizados em nossa Banda Municipal, e além desses instrumentos, todos os demais instrumentos que compõem uma Orquestra Sinfônica, assim como aulas de regência, canto e composição.

Os componentes da Banda que concluíram os cursos foram:

Victória Dlugosz Budin (Trompa e Saxofone);

Marcelo Otávio Heiderich (Eufônio);

Kenin Evald Bartmann (Eufônio);

Elisa Bartmann Arndt (Trompete);

Prof° José Lirio (Regência e Trompete);

Kawany Nicolly Araújo Braker (Tuba);

Gabriel Alves de Oliveira (Trompete);

Vinícyus Dlugosz Budin (Trombone);

Alexsander Albert Bartmann (trompete);

Carlos Evandro Bartmann (Trompete);

Carlos Eduardo Nowak (Percussão);

O festival foi pensado para suprir a demanda dos grandes festivais de música que acontecem no Brasil no período de férias escolares, e contou com a surpreendente marca de mais de 17.000 participantes. As aulas começavam as 08h com uma breve introdução sobre teoria musical ou história da música, aí as 09h começava a primeira classe de instrumento até as 12h. No período da tarde as aulas começavam as 14h e terminavam as 17h. A noite haviam mesas redondas para discussão de temas mais voltados a gestão de projetos musicais, até as 21h, que era quando iniciavam os concertos de encerramento do dia.

Os alunos acessavam as aulas no sistema Ead on-line da universidade, através do site, pelo computador ou navegador em dispositivos móveis, ou através do aplicativo moodle. Do sistema podiam ser direcionados para a plataforma Zoom, onde poderiam interagir na transmissão ao vivo, e caso chegassem na sala virtual com bastante antecedência para concorrer as apenas 280 vagas disponibilizadas. Quem tivesse maior dificuldade com conexão poderia acompanhar a aula através do Youtube em tempo real, mas como ouvinte.

Os objetivos dessa atividade, além de qualificar os participantes com um certificado, foi despertar o interesse nos demais alunos da Banda para também participarem futuramente de cursos, masterclasses, workshops e festivais em busca do conhecimento. Assim, os alunos mais experientes que se inscreveram dessa vez tinham a missão de compartilhar o conteúdo e conhecimentos absorvidos durante essa semana aos colegas de banda.

Além de todo o conteúdo, os alunos puderam fazer um intercâmbio com professores e instrumentistas de vários países, incluindo: Estados Unidos da América, Alemanha, Inglaterra, Itália, França, Noruega, Espanha, Portugal, Argentina, México, Brasil, entre outros.

Ficou interessado? O Fimuca encerrou, mas vem aí com a 2ª. Etapa voltada para a música popular, entre os dias 27 a 31 de julho. Inscrições gratuitas no link: https://fimuca.musica.ufrn.br/