Alistamento militar pode ser realizado pela internet

amai-768x540Jovens brasileiros que completam 18 anos em 2017, tem até o dia 30 de junho para comparecer até a junta militar mais próxima para realizar o alistamento militar ou se preferirem podendo se alistar pela internet. A comodidade está disponível nos estados de Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal. A meta é que o país inteiro obtenha esta facilidade até final de 2018.

O processo é simples, basta acessar o site, seguir o passo a passo, realizar o cadastro e aguardar o envio das informações com data, hora e local de comparecimento.

O alistamento é obrigatório e os documentos necessários para efetivação do alistamento são certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.

Quem não cumprir seu dever como cidadão fica impedido de emitir passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.