Agricultores de Cruz Machado participam da 1ª Feira da Exposição da Agricultura Familiar

A União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), através do Programa de Gênero e Geração, realizou nos dias 14 e 15 de outubro, em Pinhão (PR), a 1ª Feira Exposição da Agricultura Familiar. O evento contou com a parceria e apoio do Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) e da Prefeitura de Pinhão. A comemoração também fez parte do Dia Internacional da Mulher Rural.

O prefeito Antonio Luis Szaykowski participou na quarta-feira, 15, do evento. Também esteve presente o Secretário Municipal de Agricultura, Silmar Kazenoh, coordenadora do Programa de Gênero e Geração – Região Metropolitana, Rosa Szaykowski.

Aproximadamente 400 mulheres de Cruz Machado participaram do evento que aconteceu no Parque Coronel Lustosa. Também houve a Feira de Produtores das Mulheres Rurais, Encontro da Juventude Rural, Encontro Interestadual do Dia da Mulher Rural, debates, apresentações, oficinas, homenagens, café colonial, concurso de receitas, premiações, entre outros. Mais de 2 mil pessoas de diversas regiões do Paraná, além de algumas de Minas Gerais e de Santa Catarina prestigiaram o evento.

Este ano, o encontro abordou o tema “Sucessão Rural e Agricultura Familiar”, uma homenagem que se estende também aos jovens agricultores, responsáveis por dar continuidade do trabalho dos pais no campo, replicando assim suas heranças tradicionais e valorizando a cultura local.

Na exposição-feira de produtos da agricultura familiar, representada pelos grupos produtivos do Programa Gênero e Geração, destacam-se a panificação, frutas, derivados da cana de açúcar, mel e artesanatos variados. Várias produtoras de Cruz Machado participaram das tendas, com as exposições dos seus produtos.

Uma das atrações de 2014 foi o Concurso de Receitas. As finalistas apresentarão suas receitas e pratos para apreciação e julgamento durante o evento, com posterior premiação. Essas receitas farão parte de um livro de receitas. O concurso tem a finalidade de ampliar a valorização dos grupos de mulheres rurais, fortalecer o reconhecimento de seus produtos e consolidar a auto-organização das mulheres cooperativistas. A comissão julgadora avaliou as receitas com o maior número de alimentos da agricultura. Cruz Machado participou com 16 receitas e conquistou o 3º lugar, com a receita Torta Caipira, da produtora Herminda Krawczik Siepko.