8ª Festa da Erva-Mate em comemoração aos 67 anos do município foi um sucesso

Foi realizada no último final de semana, 14 e 15 de dezembro de 2019, a 8ª Festa da Erva-Mate de Cruz Machado. O evento fez parte do calendário em comemoração aos 67 anos de emancipação política administrativa do município, o qual é o maior produtor de erva-mate sombreada do Brasil. O Evento aconteceu em frente a prefeitura municipal e contou com a organização da gestão municipal e o apoio da Associação Vale do Mate.

Segundo estimativa do Corpo de Bombeiros, aproximadamente  2 mil pessoas passaram pela festa durante os dois dias, fazendo com que a Avenida Vitória, local de realização do evento ficasse tomada por uma multidão de pessoas.

No sábado pela manhã aconteceu a roda de chimarrão, recepção as autoridades e ainda uma programação ao vivo da Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, transmitindo para todo o estado, direto de Cruz Machado. Durante a tarde ocorreu o primeiro desfile de F-4000, revelação do mascote da festa, apresentações culturais, dentre elas da Banda Municipal e Barracão das Artes. Teve ainda o 2º Show de Gaita e Violão, contando com a presença de músicos locais. No final da tarde o público acompanhou um show baile com o Grupo Bom de Fole. Logo após as autoridades fizeram a abertura oficial da festa, e na sequência a principal atração: show baile com o Grupo revelação da música gaúcha, o Som do Sul, que com muita musicalidade e carisma animou a noite dos cruzmachadenses, tocando as musicas em que o povo sabia cantar.

O domingo festivo começou cedinho com a roda de chimarrão. As 9h teve a largada do “Pedalando com o Breno na rota da Erva-Mate”, percorrendo 32 km pelo interior do município, em um trajeto que passou ao lado de diversos ervais. Este evento, junto com o “Bingo Beneficente em prol do Breno” que ocorreu a tarde, fizeram parte de uma ação social em prol do menino que necessita de uma cirurgia a ser realizada no exterior, cuja o valor é considerável e o valor arrecadado foi revertido para tal.

Durante a tarde aconteceu o já tradicional concurso da maior folha de erva-mate que contou com mais de 80 inscritos, dos quais, as 5 maiores folhas foram premiadas. Houve ainda o bingo do produtor, que contou com a participação de mais de mil pessoas, que concorreram a 4 ótimos prêmios.

O evento contou com praça de alimentação composta por entidades municipais que serviram deliciosos pratos a preços acessíveis. Sucesso fez o sorvete e também o chopp de erva-mate, já que durante os dois dias de festa o calor era tanto que nem a chuva que caiu no domingo foi suficiente para amenizar a temperatura. Empresas apoiadoras da festa também estiveram expondo seus produtos/serviços durante a festa e garantiram atrações a mais para os visitantes.

Quem garantiu a animação de quem passou no domingo à tarde foi o Grupo Netos do Velho que agitou a galera. Quem garantiu presença foi também o bom velinho. Papai Noel chegou para encerrar a festa, trazendo mensagens de boas festas aos munícipes, parabenizando pela passagem dos 67 anos de Cruz Machado. Noel também fez fotos muito fofas com as crianças.